Reflexão do Dia: Estudo dirigido da Bíblia: Todos os Santos

1101-w

Hoje a Igreja Católica celebra a festa de todos os Santos. As leituras da Missa de hoje, respondem uma porção de perguntas de fé, que temos dentro de nossas almas. Te convido a pegar um lápis, de preferência de cor, e grifar, em sua Bíblia, estas passagens que respondem algumas dúvidas que muita gente tem, e que talvez seja o seu caso.

            O artigo de hoje servira aos Catequistas, Ministros da Palavra e a todos aqueles que trabalham em alguma Pastoral, mas também a aqueles que querem, aprender, sem vícios, a Palavra de Deus.

            Um vício gravíssimo que faz mutilar a Palavra de Deus é aquele dos protestantes e das testemunhas de Jeová, que decoram versículos e, descontestualizadamente, usam para fazer medo no povo e, assim obterem uma conversão forçada. Estudaremos o Capitulo 7 do livro do Apocalipse de São João.

            O primeiro erro: “somente 144 mil serão salvos”, para dizerem que estão falando a verdade, os jeovás usam este versículo:

4. Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel;  Porem esquecem que a população das Tribos dos filhos de Israel, sozinha, ja supera esse numero. Imagine ajuntando pessoas do mundo todo, conforme esta ecrito. O próprio capitulo especifica as 12 tribos, com números concretos. Observe os números e faca voce mesmo a conta: 

5. da tribo de Judá, doze mil assinalados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gad, doze mil;  

6. da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Neftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;  

7. da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;  

8. da tribo de Zabulon, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

Quando chegamos no versículo 9 a coisa aparece mais clara ainda, ou seja, não serão salvos somente os das doze Tribos de Israel, mas todos os seres humanos.  Vejam: 

9. Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,  

10. e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro.

Como se pode ver, as testemunhas de Jeová são desmentidos pelo próprio texto bíblico. Se um Católico memoriza isso que estou explicando hoje, quando um desses vir encher sua paciência, na hora do almoço, você poderá desmenti-lo ou quem sabe ajuda-lo a encontrar a estrada justa.

11. E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo:  

12. Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém.

Já vimos então, que os santos são uma multidão incontável, ou seja, não sabemos quantos santos existem no céu e que eles não são de uma nação, tribo, religião específica, mas “toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão”. Certo?

Mas quem são os santos? Esta pergunta também vem respondida:  

13. Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?  

14. Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Quer dizer que os santos somos nos, são nossos parentes e amigos, que não obstante as tribulaçoes da vida, a doença e o sofrimento, não perderam a fe em Jesus. Continuaram firmes. Entao Jesus da a esses uma herança, que é o Céu, o Reino de Deus. Mas o que é este ceu? O proprio texto Responde:  

15. Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará,  

16. porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos. 

Agora passemos ao estudo da 2ª leitura da missa de hoje, especificamente a 3ª Carta de São João. A primeira coisa que o Apostolo afirma é que Deus ama as pessoas apaixonadamente e que, portanto, somos filhos d’Ele e por isso o mundo não nos entende. Somos muitas vezes incompreendidos pelo mundo, porque o mundo não nos conhece. Isso explica os ciúmes, as invejas, os insultos, ainda que de brincadeira, que recebemos quando optamos por fazer um caminho espiritual na Igreja. Você sabe bem do que estou falando. Às vezes isso acontece dentro mesmo da nossa casa.

1. Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 

            O bacana deste texto é que são João nos garante que o melhor esta por vir. Seremos semelhantes a Cristo e poderemos constatar pessoalmente e isso é santidade. Vamos ver Deus face a face. Será uma felicidade enorme, eterna… E diz mais ainda, quem tem essa esperança, ou seja, crê na Ressurreição, na Comunhão dos santos, tornara puro. Não é maravilhoso?

2. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.  

3. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. 

Amem!

Sobre o Evangelho comentarei putro dia.

About these ads

2 Respostas to “Reflexão do Dia: Estudo dirigido da Bíblia: Todos os Santos”

  1. José Antonio Says:

    Pe.Camilo, o sr. já nos falou sobre a historia da salvação, dos sacramentos, e confesso tive um ótimo aproveitamento como suporte para preparação nos cursos de Batismo.
    Lhe peço agora que nos fale das responsabilidades de pais e padrinhos, materia esta tambem pertinente ao encontro de Batismo.
    Noutra oportunidade nos fale tambem sobre os rituais do Batismo. O qaue realmente acontece passo a passo no dia de batismo de nossos filhos.
    Fico no aguardo.
    Paz e graça da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    o amigo em Cristo:
    José Antonio

  2. Brantonio Says:

    De fato sao temas muito pertinentes. Nesta semana estarei aprofundando o tema da Ressurreiçao e o significado ultimo da morte.
    valeu irmao! Suas perguntas sao muito boas!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: