Sexta-feira: Não ter vergonha de voltar atrás

Santo Agostinho

Hoje a Igreja celebra Santo Agostinho, uma das mentes mais brilhantes que o mundo já conheceu. Aqui vale uma reflexão seria sobre nossos erros. Quem nunca errou? Errar e’ próprio de quem e’ amante do certo. E’ errando que se aprende.

Na vida, as pessoas cometem vários tipo de erros. Tentamos aqui criar um hierarquia deles: erros tráficos, banais e erros nobres. E’ muito importante saber diferencia-los, pois os erros são como os pecados que uns são veniais e outros mortais. Por exemplo um erros tráficos: Dirigir embriagado, deixar crianças dirigindo, brincar com armas de fogo, trocar a esposa pela amante, vender a casa pra dar dinheiro pro Edir Macedo, matar alguém por “amor”, os chamados crimes passionais ou qualquer outro tipo de crime, defender o aborto, etc, etc… Os crimes banais são: errar a rua, trocar nomes de pessoas ou cidades, trocar a tampa da garrafa de por café, etc, etc… Finalmente temos os erros nobres, estes são aqueles que cometemos com as melhores das intenção, por exemplo pesquisas científicas, onde se busca a cura através de uma vacina, alguém que casa por amor, mas a outra pessoa não e’ a altura desse amor, etc, etc… Mas temos que ter consciência, que mesmo aqueles que são nobres, são sempre erros e os erros precisam de punição, perdão e volta atrás.

Santo Agostinho perseguia responder as perguntas mais profundas dos homens tipo: Deus existe? Há ressurreição da alma e do corpo? Jesus esta, mesmo, presente na Hóstia Consagrada? Existe a Santíssima Trindade? Sua intenção era boa, porem fazia isso como ateu, brigando com Deus e longe da religião. As perguntas e as duvidas existem, no lugar mais profundo de nosso ser. Mas, e’ praticando a nossa religião, os sacramentos, a direção espiritual, a comunhão, diária ou aos domingos, que vamos resolver e acabar com as nossas duvidas. A pratica religiosa, e’ uma conversa com Deus que e’ Pai. Com Deus podemos falar tudo. Falar de nossos medos, de nossos pecados, de nossas duvidas de fé. Ele te perdoara e te ajudara a resolver seus problemas, inclusive, aqueles que você tem contra Ele.

Santo Agostinho percebeu seu erro. Reconheceu que sua mãe tinha razão. Entendeu que os livros, por mais belos e sábios que sejam, não têm a eficácia de um amor de mãe. Santo Agostinho voltou atrás. Entrou na Catedral de Milao e escutou o Sermão do Bispo Santo Ambrósio converteu-se e foi batizado por Santo Ambrósio, depois da morte de sua mãe, aqui na Itália m um lugar chamado Ostia (tem uma Igreja linda dedicada a Santa Mônica que tive a graça de rezar ali, em silencio alguns minutos) voltou para sua África, se tornou Sacerdote e depois, foi aclamado bispo pelo povo. Quando ele se converteu havia já, vivido, 32 anos.

Santo Agostinho reconheceu seu erro e voltou atrás. Mas não somente isso, ele quis contar para o mundo que e’ e’ nobre reconhecer o erro e mudar. Assim, ele escreveu dois livros famosos que falam dos seus erros e suas mudanças: “Confissões e retrata coes” . Com isso, Santo Agostinho nos deixa um exemplo muito grande de que e’ mister reconhecer os erros e mudar de vida.

Agora, atenção: eu escrevi a hierarquia dos erros, mas não citei todos os erros porque deixei pra você citar, pensar e escrever no comentário. Conto com sua participação, para destrincharmos este tema.

Uma resposta to “Sexta-feira: Não ter vergonha de voltar atrás”

  1. Milvinha Says:

    Fiquei muito feliz ao ler que fui uma das primeiras pessoas a receber o seu blog, vc mostrou-me como é linda e sempre será nossa amizade,obrigada por isto .Adoro voce!!!!!!!! como sempre voce sabe transmitir a mensagem de Deus para nos e como se fosse o proprio JESUS CRISTO. PARABÉNS! Atraves destas suas mensagens vou evangelizar meus amigos e alunos. UM SUPER ABRAÇO sua sempre amiga MILVINHA.DEUS TE ABENÇOE, DEUS TE PROTEJA E DEUS TE DE A PAZ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: