Reflexão do Dia: Inteligência Espiritual

Ontem, enquanto estava preparando minha homilia, me veio a idéia de escrever sobre o tema: inteligência espiritual. Achei eloqüente essa terminologia inteligência espiritual.

Hoje se fala muito de inteligência emocional, de inteligência multifocal, mas não s ouve falar de de inteligência espiritual. Porem a terminologia inteligência espiritual foi usada pela primeira vez por São Paulo Apóstolo, no inicio da Igreja. Escrevendo `a comunidade dos colossenses, São Paulo diz:

“Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, (aqui a Bíblia na versão italiana traduz por inteligência espiritual)…” (Cfr.Colossenses 1,9).

A inteligência espiritual se conquista exercitando a oração, a contemplação e a caridade. Quanta mais mergulhamos no conhecimento de Deus, na intimidade com Ele, mais vamos abrindo a nossa mente para o reconhecimento da sua vontade. O conhecimento da vontade de Deus trás conseqüências concretas e boas para nossa vida. Por exemplo, para um jovem que mergulha na busca do conhecimento de Deus desenvolvera o dom espiritual do discernimento. O discernimento o ajudara a escolher a profissão certa. Esse jovem saberá escolher a pessoa certa para o seu casamento. Esse jovem aprendera a tomar decisões, calmamente, por isso, acertadas.

Quando se sabe escolher na juventude se chega `a sabedoria na fase adulta. As experiências de sucesso, nascem de um discernimento interior, de uma certeza espiritual, isto `e, a pessoa coloca a alma no projeto. No popular dizemos; “entrar de corpo e alma”. Nesse sentido não pode dar errado, só pode dar certo, porque essa convicção interior, que `as vezes não sabemos explicar com palavras `e fruto de uma sabedoria, de um conhecimento que vem de Deus e, que nos, pela inteligência espiritual, conseguimos entender.

Quando se tem a clareza da harmonia que existe entre a minha vontade e a vontade de Deus, então estamos falando no nível da inteligência espiritual. Esse equilíbrio leva a pessoa a saborear o momento em que se esta vivendo. Quando falamos, no popular, que uma pessoa `e “alto astral”, na verdade estamos reconhecendo a inteligência espiritual da pessoa.

A inteligência emocional que `e a capacidade da pessoa de se relacionar bem com as outras `e fruto, quer dizer, a segunda etapa, da inteligência espiritual. O próprio São Paulo diz:

“ … para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade. Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz”(Cfr. Clossenses 1, 10-12).

Eis pra você o que `e inteligência espiritual e seu valor na vida das pessoas. Uma pessoa com a alma alegre, contente e agradecida. Uma pessoa que valoriza as conquistas diárias, sejam elas grandes ou pequenas, humanas ou espirituais, afetivas ou psicológicas, intelectuais ou econômicas. Esse equilíbrio e essa disponibilidade pra fazer festa na alma `e sintoma de inteligência espiritual.

Tenha um bom dia!

5 Respostas to “Reflexão do Dia: Inteligência Espiritual”

  1. César Silveira Says:

    Bom dia.
    Realmente hoje não se valoriza as pequenas conquistas e nem os pequenos presentes que DEUS nos dá a todo instante.
    Mais um dia de vida. Um amanhecer ensolarado ou chuvoso, passaros cantando ou businas incomodandando, flores ou asfalto, vida ou morte, enfim tudo tem seu tempo certo, o tempo de DEUS, talvéz nos falte essa sabedoria, essa inteligência espiritual.
    Grande abraço.

  2. Márcia Says:

    Ef 4, 23 ” e a renovar-vos pela transformação espiritual da vossa mente”

    Que nessa primeira sexta-feira do mês possamos pedir a Jesus missericordioso a transformação para termos a sensibilidade de ver e sentir a mão de Deus agindo em nós, em nossa vida.
    Abraços e parabéns pelos artigos

  3. Mária Says:

    Muito bom! Parabéns! Que Deus abençoe nossos filhos e todos os jovens do mundo, dando-lhes a inteligência espiritual de que tanto andam precisando.

  4. Graça Julião Says:

    PODERIA DIZER QUE ESSE ARTIGO TEM A VER COM CRESCIMENTO INTERIOR? ARRUMAR AS COISAS POR DENTRO É UM PROCESSO CONTÍNUO,VAGAROSO,MOMENTOS DE ESPERANÇA E DE PERTURBAÇÃO,LUCIDEZ E SURTO,ETC…….PASSAR MAQUIAGEM,FAZER UNHAS,COMPRAR ROUPAS BONITAS…ISSO É FÁCIL.DIFÍCIL É ELABORAR AS COISAS POR DENTRO. OH…COMO É DIFÍCIL.

  5. senhoralmapura Says:

    Olá! Passo aqui para que possamos começar a realizar um intercâmbio de idéias, meu blog é: senhoralmapura.wordpress.com

    Gentilmente,

    Senhor Alma Pura

    Paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: