Reflexão do dia: “Buscai as coisas do alto”.

noronha06

Na primeira leitura de hoje, São Paulo nos convida a buscar as coisas do alto. Essa palavra bonita de São Paulo nos transporta para uma experiência espiritual muito forte. `As vezes como fuga da realidade, ainda que inconsciente temos a tentação de pensar que as coisas do alto, são muito altas pra nos. Entendemos ao pé da letra, invés não, São Paulo esta falando que devemos nos ater a coisas nobres, a sentimentos belos que nos fazem felizes. O desejo de Deus `e que todos os seres humanos sejam felizes, prósperos e saudáveis.

Em que consiste a verdadeira felicidade? Em primeiro lugar estar em paz consigo mesmo, com a consciência. Deitar a cabeça no travesseiro e sentir que não deve ninguém nenhuma quantia de dinheiro, que não fez mal a nenhuma pessoa, que não tem nenhum inimigo. Esse estado de Espírito, abre a porta de seu coração para adorar a Deus no seu intimo. Quem esta em paz consigo mesmo, estará em paz com Deus, estará em paz com a familia e será amigo ate dos animais, E’ uma pessoas de bem com a vida.

A pessoa que vive esse bem estar, já esta buscando as coisas do alto. As coisas do alto ao são coisas etéreas, mas coisas terrestres, sentimento humanos que faz a pessoas transcender. E’ o Dom supremo!

Buscar as coisas do alto se traduz em se libertar dos vícios. Aquele que bebe liberta da bebida, aquele que fuma se liberta do cigarro, aquele que só sabe falar mal da vida dos outros, começa a descobrir a beleza e a riqueza que cada um tem e assim por diante… Temos que aprender a vibrar com o bem e o sucesso dos outros e, isso e’ coisa do alto.

São coisa do alto, cultivar amizades, um bom dialogo, conhecer pessoas interessantes que tenham uma espiritualidade e um conteúdo. Devemos buscar sempre amizades com pessoas melhores do que nos. São coisas do alto falar palavras que edificam, cantar canções que nos inspiram a fazer o bem. São coisas do alto ser fiel no matrimônio, nas amizades, na vocação, no trabalho. Uma pessoa que busca ser honesta, estas buscando coisas do alto. Um jovem que estuda ou um adulto ou um idoso, eles estão buscando coisas do alto. Aqueles que participam da vida da Igreja ou de qualquer ação pastoral, esta buscando coisas do alto.

Todas as vezes que potencializamos o nosso trabalho, a nossa fé, o nosso afeto, a caridade, a responsabilidade social,a cidadania estamos buscando coisas do alto. A dona de casa que faz bem seu obrigação, coloca amos naquilo que faz, busca coisas do alto. Assim todas as profissões. O patrão que paga o justo salário ao empregado Busca coisas do alto, mas o empregado que faz por merecer, trabalha sem enrolar, sem roubar do patrão, busca coisas do alto.

O medico que faz de sua profissão um sacerdócio, o professor que faz do seu trabalho uma arte de ensinar, bem como aquele que varre a rua, o retireiro que cuida das vacas como se fossem suas “irmãs”, no sentido que falou São Francisco, estes estão buscando coisas do alto. Enfim tudo que e para o bem das pessoas e o bem da criação de Deus e’ coisa do alto.

Anúncios

3 Respostas to “Reflexão do dia: “Buscai as coisas do alto”.”

  1. Joana do Chico Prata Says:

    Padre Camilo,achei linda a sua reflexão!
    É buscando as coisa do alto que encontramos a paz e alegria neste mundo e fazendo o bem para que o mesmo venha abundantemente sobre nós.
    Tenha um bom dia!

  2. Graça Julião Says:

    Aqui no Brasil passa um novela ‘Caminho das Indias” em que há um personagem,Shankar,é um senhor que está sempre procurando desenvolver mais a sua sabedoria. Ele diz:quero me desprender das coisas terrenas,dos desejos de glória,da minha vaidade…é alguém que traça o caminho do desapego e do constante crescimento pessoal.Ele diz:eu ainda não ESTOU pronto,eu achava que estava,mas a vida ainda me laça nas suas peças e eu ainda estou muito agarrado aos meus desejos e vaidades.
    Para mim isso também seria um modo de entender “coisas do Alto”.

  3. Neuza Says:

    Pe.Léo,traduziu muito bem em seu livro o que buscar as coisas do alto.O Sr. resumiu brilhantemente o que ele escreveu.Buscar as coisas do alto não é querer ser melhor que o outro é querer ser melhor para o outro e melhor para di mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: