Reflexão do Dia: A vida e’ feita de escolhas

Quem dera pudéssemos haver tudo para nos. O ser humano tem sede de acumular e de ter tudo. Porem, na vida não e’ assim. Ninguém possui tudo. Temos que escolher o tempo todo. As escolher significa ganhar algumas coisas e perder outras. Mas Deus fez a gente assim: pessoas com disposição a escolher e atributos a serem escolhidos.

Gosto muito de um conto filosófica que diz, mais ou menos assim: Era uma vez uma princesa muito bonita e inteligente. Essa princesa havia em seu palácio, um sábio que estudava o dia inteiro. Era um homem da cabeça brilhante, falava sobre tudo com muita propriedade e conhecimento, porem tinha ser corpo fragil e curvado, porque ficava o tempo todo sobre os livros. Seu diferencial era a inteligência intelectual, dos conceitos e das definicoes. Seu catedral era a grande biblioteca da corte. Mas ela havia também, em seu palácio, um outro homem, que cuidava das cavalarias e dos animais, que mal, mal sabia assinar o nome, mas que tinha uma inteligência natural, componesa. Sabia como ninguém domar cavalos bravos e, ainda, havia muito tato muito especial para lidar com o gado. Era um cavaleiro natural, um nadador de rios e lagoas que fazia dos campos seu santuário e os montes seu altar de oração. Com uma frenética atividade física assim, este desenvolveu os músculos e por isso, tinha um corpo atlético, que encantava a jovem princesa.

Chegando a hora de tomar um rumo na sua vida e escolher seu marido a princesa pensou: esse sábio tem uma inteligência brilhante, mas tem um corpo curvado, debole que não me atrai. O campones e’ forte e “sarado”, saudavel, mas fala muito errado, não sabe ler nem escrever direito, seu mundo são os animais, os pássaros, os peixes e as matas, acho que com ele, também não dará certo. Então teve uma idéia, que parecia a solução. A idéia era a seguinte, como ela admirava a inteligência do sábio e o corpo do campones, ela se propôs fazer uma troca: pegar a cabeça do sábio e colocar no corpo do campones e pegar a cabeça do campones e colocar no corpo do sábio, assim ela casaria com a pessoa ideal. E assim ela fez. Porem, com o passar do tempo o corpo bonito do campones, com a cabeça do sábio, começou a atrofiar, porque estava sempre dentro da biblioteca, assentado e estudando. Mal, mal tomava sol. O corpo raquítico e curvado do sábio, que agora era do campones, graças `as exercitacoes estava já ficando robusto e forte.

Foi ai que a princesa chegou a conclusão: na vida temos que fazer escolhas. E entendeu que esta regra, que segue o curso da natureza e’ justa, porque não existe ninguém pleno, com todos os atributos e perfeicões e, não existe ninguém sem nenhum valor. Todos temos algo, de único e especial, a ser oferecido. Perfeito e’ só Deus! O homem e a mulher existem belezas diversas e uma diversa da outra, sem se repetir. As inteligências são tantas. Cada pessoa nasceu com um dom para uma coisa. Isso e’ inteligência. Inteligente não e’, somente aqueles que estudam, mas e’ aquele que sabe fazer bem e com qualidade. Uma pessoa não ter o dom de escrever livros, mas pode ter o dom de ilustra-los, de vende-los. Uma pessoa pode não ter o dom de dar aulas, mas pode ter o dom trabalhar na secretaria, organizando, ou seja, tem o dom da organização ou, ainda, de cozinhar, de passar, de tirar leite e cuidar dos animais e assim por diante. O certo e’ que para sermos felizes temos que fazer nossas escolhas, certa segundo nossos dons e gostos, sem jamais perder a poesia e o amor. Porque no extremo das escolhas, Deus nos deu a liberdade para escolhermos entre a vida ou a morte.

Anúncios

2 Respostas to “Reflexão do Dia: A vida e’ feita de escolhas”

  1. ceudeouro Says:

    Camilo,

    “…quem dera (mesmo se) pudéssemos haver tudo para nós”. O ser humano tem sede de acumular e de ter tudo… Infelizmente.
    A CF-2010 vai refletir sobre isso e ajudar a repensar a economia, o acumular.
    O nosso povo ribeirinho das margens do Rio Tapajós felizmente não pensa assim.

    Auicélio.

  2. Neuza Says:

    As escolhas são parte do nosso dia a dia.Lembro de uma conversa nossa
    em una reunião onde o senhor colocou muito bem que par fazermos as escolhas certas devemos ter inteligência emocional.Quer dizer:nem tudo o que quero é o melhor para minha vida”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: