Reflexão do Dia: A verdadeira fé

Jesus 1

A fé e’ como o amor, existe porque existe. Não tem como explica-la, classifica-la como fazem as seitas. Como já vimos em outros artigos as seitas fazem classificações absurdas da fé, quando na verdade o que diz a Bíblia, e’ outra coisa. Queremos que esse blog seja pra você um momento de estudos e conhecimento. Queremos com esse espaço, alcançar o maior numero de pessoas possível e, poder, levar as pessoas mesmas, `as suas conclusões. Encontramos neste espaço, o lugar ideal para o debate de idéias e o ensino da verdadeira fé. Portanto, divulgue, conte para seus amigos, inclusive, os seus amigos evangélicos. Como dizia o Padre Victor Coelho de Almeida “quem ajuda a pregação, tem merecimento de pregador”.

A chave de estudo que estamos dando hoje e’ a seguinte: “a fé e’ a certeza daquilo que não se vê’, como afirma- nos diz São Paulo. A fé e’ pessoal e ninguém pode dizer a intensidade da minha fé. Essa historia de “fé emotiva”, “fé racional”, “fé funcional”, “fé inteligente”, “fé pratica” e’ conversa pra boi dormir. E’ um modo, um discurso pra fazer uma lavagem cerebral na pessoa. Muita gente cai nessa e, então, da tudo que tem, economicamente, para essas seitas. Isso nos não concordamos e, por isso, queremos ensinar aos nossos leitores a terem um argumento certo e preciso.
A fé e’ uma dimensão do ser humano. Ter fé e’ acreditar em alguma coisa. Então essa separação que eles fazem não tem sentido, senão aquele de lavar o cérebro das pessoas porque para se ter fé compreende tudo aquilo que eles separam. A fé e’ tudo ao mesmo tempo: emoção, razão, inteligência, pratica, funcional. Isso não são tipos de fé, mas as riquezas da fé. Dimensoes da fé.

Para explicar melhor vou dar um exemplo: pegue seu computador! Agora olhe os programas que você tem nele. Passe a seta do mouse sobre o programas e pegamos o Microsoft Office. Aparecerão varias ramificações tipo: “Microsoft Office Word”, “Microsoft Office Exel”, “microsoft Office Power Point”, Justo? Pois bem, cada uma desses ramificações tem uma função, não e’ mesmo? Porem e’ o conjunto delas e que forma o programa Microsoft Office. Assim também e’ a nossa fé. Cada ramificação serve para fazer a pessoa otimizar sua crença em Deus. Nesse sentido a fé tem uma estética, que e’ a solidariedade. A ajuda aos pobres, a escuta dos que estão com angustia na alma. Se separamos os atributos da fé, ela se esteriliza.

A fé nunca pode ser medida por dinheiro, porque o maior inimigo de Deus e’ o dinheiro. Caim matou Abel por cciúmes, porque o rebanho de Abel cresceu e as frutas de Caim faliram. A mulher de Jó entrou em crise quando ele começou a perder seus bois. O pano de fundo e’ sempre a grana. As tentações de Jesus no deserto, uma delas era o dinheiro, o poder. Judas traiu Jesus por dinheiro. O dinheiro e’ o lugar da sujeira, da podridão. O dinheiro e’ a nascente de toda forma de corrupção. Por dinheiro se mata, se trai, se prostitui, rompa amizades e casamentos. Então você que e’ inteligente, sabe que a fé não pode ser medida por dizimos, ofertas. A fé gera gratuidade, solidariedade, fraternidade, ajuda a quem precisa, seja fisicamente ou espiritualmente. Para ver que uma pessoa tem fé, basta ver como ela trata as pessoas mais pobres do que ela. São Tiago nos esclarece:

“Suponde que entre na vossa reunião um homem com anel de ouro e ricos trajes, e entre também um pobre com trajes gastos; se atenderdes ao que está magnificamente trajado, e lhe disserdes: Senta-te aqui, neste lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica ali de pé, ou: Senta-te aqui junto ao estrado dos meus pés, não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos? Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam? Mas vós desprezastes o pobre! Não são porventura os ricos os que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não blasfemam eles o belo nome que trazeis? Se cumprirdes a lei régia da Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18), sem dúvida fazeis bem. Mas se vos deixais levar por distinção de pessoas, cometeis uma falta e sereis condenados pela lei como transgressores” (São Tiago 2, 2-9).

São Tiago nos da o tom da verdadeira fé. Ele explica, assim de maneira tão clara que nos emociona. O Apóstolo São Tiago Menor, foi o primeiro bispo de Jerusalém e, por isso, ensinou `as pessoas que o ser humano e’ a gramática pare entender Deus. Por isso o zelo para com os pobres e’ como que uma lente para se ver Deus. Eia ai mais um exemplo que mostra a estética e a estatura da nossa fé:

“Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento. De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (São Tiago 2, 13-18).
Pense, estude e ensine!

Anúncios

Uma resposta to “Reflexão do Dia: A verdadeira fé”

  1. Neuza Says:

    Pe.Camilo,que bom partilhar as leituras de hoje com o senhor!Fundamentos esenciais do cristão que a maioria desconhece,por omissão,por desconhecimento e também pela falta de evangelização.Por isso é DEVER do cristão participar de cursos de formação,círculos biblícos e fazer sa Blblia Sagrada uma fonte inesgotável de conhecimentos que nos levam a uma vida plena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: