A Nossa Senhora das Mercês da Bíblia

nsmerces002a

Me faz muita alegria quando vejo o grande numero de pessoas que vistam meu blog e lêem minhas reflexões. Seja como padre, como professor ou jornalista, o dom de ensinar esta nas minhas veias. Quero que esse espaço seja de oração, mas seja também de catequese, de ciência e de conhecimento. Ninguém pode amar se não conhece. Quando se fala de fé devemos mergulhar fundo, porque existem coisas que podemos cavar na Bíblia e na historia e, por isso, conhecer ajuda a aprofundar a fé. “A fé ilumina a razão e a razão autentifica a fé”. Elas estao interligadas. E’ isso que tentamos fazer neste espaço: iluminar a fé, com o estudo e a informação.  Aqui você tem um mini curso de Bíblia, Teologia, Mariologia, Angeologia, etc. Tenho certeza que servira a catequistas e agentes de pastorais. Depois dessa longa introdução, vamos ao curso.

Em primeiro lugar devemos ver a devoção a Maria `a luz da Bíblia. Há uma expectativa em torno dessa mulher. Ela não e’ uma mulher comum. Ela também foi esperada e anunciada pelos profetas. Veja essa passagem do profeta Isaias:

“Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem” (Cfr. Isaias 7, 13-14). 

nsmerces002a

Maria e’ o sinal da Manifestação do amor de Deus. Ela e’ a arca da aliança, templo humano do Senhor. E a primeira casa, primeira Igreja de Jesus. Por isso não precisou de um homem para fecundar seu óvulo, mas o como diz o prólogo do Evangelho de São João “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Cf.São João 1, 14). Então uma mulher que se engravida de Deus e’, realmente diferente, no sentido bom da palavra. Não foi um espermatozóide que fecundou seu óvulo, mas a palavra Criadora de Deus, o Verbo de Deus, a Idéia de Deus. Forte não? Por isso no principio do mundo, quando a terra estava vazia, Jesus era o Verbo, a Palavra e essa Palavra gerou um Homem Deus , no ventre da Virgem Maria. No evangelho de São Lucas diz que “Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”(São Lucas, 1, 35). Lindo! dispensa explicação.

A Igreja católica, que desde sua origens venerou a Mãe de Jesus, fez de suas imagens, de madeira, de gesso, de barro ou quadros, como que tradução de passagens bíblias, sobretudo, para facilitar a compreensao das crianças e dos idosos e analfabetos, assim a aprendizagem da Bíblia, Palavra de Deus, garantida. E’ importante ressaltar que tudo em Nossa senhora lembra Jesus. Por exemplo o título das  Mercê da Mae que liberta os escravos, os encarcerados, seja do físico seja da alma, denuncia as prisões injustas que temos em nossa sociedade. Como diz o ditado popular:’ “Somente ladrão de galinha vai para cadeia, mas o crime do colarinho branco, continua como se não existisse”. Então a passagem bíblica que traduz essa Imagem da Senhora das  Mercês  e esta de São Lucas:

“Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.): O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” (São Lucas 4, 17-19).

Veja a importância bíblica dessa imagem que já vem citada desde o Antigo Testamento, através do profeta Isaías Cap. 61, vers.1 seguintes. A imagem da Mãe que leva ao tema da missão de Jesus e nossa que e’ socorrer os pobres, ter misericordia dos pecadores, abrir os olhos dos que erram e anunciar o Jubileu, o Ano de Graça do Senhor.

Se meditarmos bem, tudo isso esta compreendido nas diversas representações das imagens da virgem. Ela somente aponta Jesus. Sua imagem e sua presença nos leva a seu Filho amado e, a Igreja Católica, Única Igreja fundada por Cristo, entendeu isso.

nsmerces005a

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: