Reflexão do Dia: Mãe da Mercês – Rogai por nos!

 

IMG_0360

Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora das Mercês. A virgem de Branco que lembra a pureza, o estado de graça, o batismo, a libertação de todas as correntes do mal. Mercês quer dizer vir em discórdia em socorro. A devoção `a virgem Maria e’ forte na vida do povo católico desde o inicio da fundação da Igreja. Além de celebrar a festa da padroeira de minha terra natal, celebro hoje, o dia em que fiz minha primeira confissão e comunhão, no Altar mor da Matriz velha.

106

Era 24 de setembro de 1979, minha mãe, depois de nos ensinar, quase dois anos antes, o catecismo, disse a mim e ao meu irmão padre Erelis: “vocês vão fazer a primeira comunhão e a primeira confissão este ano na festa de setembro”. Pois bem, minha mãe falou com Monsenhor Francisco e ele disse: “sim podem sim, porem devem confessar com o bispo”. Como o dia do padroeiro e’ muito cheio para o pároco, estava na cidade Dom Antonio Carlos Mesquita, naquela época, bispo diocesano de Oliveira. Ele se assentou no altar-mor da Igreja, por volta das duas da tarde e nos confessou pela primeira vez. Também foi a primeira vez que disse a um bispo que queria ser padre. Foi uma bela experiência a confissão. Não foi dentro de confessionário, mas no altar mesmo. Na missa da 4 da tarde, antes da procissão, fizemos nossa primeira comunhão. Essa missa oi celebrada pelo Pe. Nilson Reis. Então hoje e’ um dia de graça pra mim. Parêntese a parte, Mercês de Agua limpa recebeu esse nome a causa da devoção de um bispo. Assim nos escreve a professora Carlita de Castro(minha prima), ” Por volta de 1890, Dom Silvério Gomes Pimenta, bispo de Mariana, em visita pastoral à região, veio à Capelinha, conhecer o local que tantos admiravam e abençoar os fiéis daquela pequena comunidade. Ao atravessar o córrego dos Potreiros, seu cavalo parou para saciar a sede, dando tempo ao bispo para admirar a beleza da paisagem e elogiar a limpidez da água, dizendo-a cristalina e pura. Ao chegar ao povoado, um pequeno e simples aglomerado de casas, como era 24 de setembro, dia consagrado a Nossa Senhora das Mercês, a Virgem de sua devoção, Dom Silvério colocou aquele povo sob sua proteção, sugerindo nome para o povoado: a terra de Nossa Senhora das Mercês de Água Limpa”.(Cf. Portal Sao Tiago).

IMG_0362

De fato Agua limpa e’ especial como paisagem, como riqueza do solo. Terra de café, pecuária e minérios tais como:extração de cassiterita, diamaita e tantalita, manganês e berílio.

IMG_0379

Na construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Mercês, merece destaque figuras como Monsenhor Francisco Eloi e Pe. Herculano, além de todos os agualimpenses e amigos da terrinha, obviamente. Porem merece destaque a criatividade do artista plástico, irmão do Padre Herculano, que pintou esse quadro da Santa Eucaristia  celebrada por Cristo tendo como paisagem as colinas de Mercês de Agua Limpa. Isso e’ esplendoroso e esta dentro do contexto da inculturacao. Observe este painel:

 3

Veja que teologia: quando chegamos na Igreja, Cristo se levanta da mesa e te oferece o pão e o vinho. E’ Jesus mesmo quem vem `a nos e nos oferece seu Corpo e seu Sangue. Mas e’ um Jesus sorridente, alegre como que dizendo a nos que a celebração da Santa Missa e’ a celebração da vida, portanto, deve ser vivida com festa, com cantos de Glória. A arte evangeliza. Que você possa ver essa quadro e deixar que venha sobre você as inspiracoes mais espirituais possiveis, pois cada missa que voce vai e’ Jesus quem te recebe e isso nos agualimpenses, sabemos bem. Olhando esse quando faca a sua oração. O dia e’ dedicado a Nossa Senhora, mas nela tudo lembra Jesus. Ele e’ a Estrela da manha que anuncia o Jesus Sol de Justiça. Ela te convida a ter um encontro com o seu Filho e Ele já esta te esperando. Ore olhando para esse quadro.

102

Sou muito orgulhoso dessa cidade!

Anúncios

Uma resposta to “Reflexão do Dia: Mãe da Mercês – Rogai por nos!”

  1. Andrea ( Capelinha ) Says:

    Padre Camilo, a festa de Nossa Senhora das Mercês está muito bonita,
    graças a Deus pude participar de todos os dias da novena.
    O Padre Betinho faz tudo com grande empenho e carinho. A missa das 10:00 hs foi uma grande bênção e tenho certeza que a procissão será
    ainda mais cheia de graça.
    Que Nossa Senhora das Mercês o abençoe sempre.
    Se DEUS quizer ano que vem estarás conosco.
    Abraços …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: