Reflexão do Dia: Santa Teresinha parita na arte de amar

teresinha

A Igreja celebra no dia primeiro de outubro a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus. Mas quem e’ Teresinha do menino Jesus? Observe que eu disse quem e’ e não quem foi, Teresinha. Fiz para dizer que a fé católica acredita, tem certeza da Ressurreição dos mortos. Prega a Redenção realizada por Jesus Cristo, portanto temos a plena convicção da imortalidade da alma. Os santos e’ essa certeza de que quem acredita em Cristo, professa seu nome, comunga a sua Carne e o seu Sangue na Sagrada Eucaristia, como diz o capitulo seis do Evangelho segundo São João, tem a vida Eterna. A vida depois da morte. Nesse sentido Santa Teresinha não foi, mas e’, porque vive no céu. Também nossos parentes que já partiram para eternidade, vivem em Deus, portanto são e não eram. Católico que conhece a nossa religião, jamais fala dos “mortos” no passado, mas sempre no presente, porque Cristo, fundador da Igreja Católica, venceu a morte. Nossa Igreja e’ Igreja de vivos. Por isso temos a Igreja terrestre = peregrina e a Igreja celeste = triunfante, ou seja, dos que, em Cristo Jesus, venceram a morte. Lindo não? Isso e’ o que a festa de Santa Teresinha nos ensina.

Mas respondendo a pergunta, Santa teresinha nasceu no ano 1873 na Franca, de pais profundamente religiosos. Faço aqui um parêntese pra dizer que esse fato ilumina a nossa mente para a importância da familia. A santidade de Santa Teresinha começa a ser desenvolvida no momento de sua concepção, porque sua mãe era uma mulher de fé, seu pai um homem temente a Deus. Amigo leitor e’ a familia o lugar onde gera para vida nesse mundo e, sobretudo, para eternidade. Ou seja o pai e a mãe são os primeiros catequistas, evangelizadores e santificadores, abençoadores dos filhos. Dai a importância dos pais se Casarem na Igreja, darem o Batismo aos filhos, a primeira Confissão e Comunhão, a Crisma e, levarem ao altar no dia do Matrimônio ou da Ordenação ou os votos para os religiosos. Santa Teresinha nos revela que os pais são sacerdotes dentro da familia. Tanto assim que Santa Teresinha era a caçula de nove irmãos, dos quais somente cinco sobreviveram e, estes cinco, eram todas meninas, de cinco meninas duas também eram irmãs de caridade. Vejam que beleza o testemunho dos pais, que ensinam os filhos a amarem a Deus.

Eu disse no inicio que uma vida de santidade começa a ser gerada no útero materno. E verdade! No caso de Santa Teresinha, Deus chamou  sua mamãe quando ela tinha, apenas três aninhos de idade, mas esses três anos foram suficientes para que sua mãe semeasse no coração, no sangue e na vida de Santa Teresinha, as sementes da santidade. Sabia que isso emociona? Em apenas três anos, a mãe de Santa Teresinha deu `a sua vida espiritual os fundamentos para ela, Santa Teresinha, desenvolver sua vida de santidade. Essa jovem, entrou pre-matura a nível de idade no convento e, ali, fez da tolerancia seu caminho se santificação. Morreu muito jovem, com apenas vinte e quatro anos, no Carmelo de Lisiex em 1897, depois de três meses de dolorosa agonia. O que apaixona em Santa Teresinha e’ o fato que em apenas vinte e quatro anos ela aproveitou os momentos de dificuldades não para chorar ou amaldiçoar a Deus, mas tirou proveito para sua vida especial. A Igreja a reconhece dando-lhe o titulo de Virgem e Doutora da Igreja. Somente quatro mulheres ate hoje receberam esse título na Igreja e, Santa Teresinha faz parte desse grupo seletissimo. Quando a Igreja diz que esse Santo e’ doutor (sentido de conhecimento profundo e não no sentido medico) quer dizer que essa pessoa além da vida espiritual pessoal, contribuiu, com escritos e idéias espirituais inteligentes que servem para a santificação do mundo todo. Em outras palavras, esse Santo e’ um professor, um mestre da fé.

E’ bom lembrar que Santa Teresinha e’ uma perita, uma especialista no amor perdão. Todas as vezes que a vida comunitária lhe legou sofrimento e humilhações ela perdoou suas co-irmãs. Todas as vezes que a vida lhe apresentou quandros difíceis ela usou a favor de seu bem espiritual. Pelas contradicoes de sua natureza humana e pecadora, ela conheceu profundamente a alma humana e, com seu escrito de espiritualidade, “Historia de uma Ama” oferece a nos hoje, as chaves para se chegar a uma vida de Deus. Tanto assim que o Papa Pio XI a declarou patrona de todas as missões.

Santa teresinha

Rezemos: Oração de Santa Teresinha à Sagrada Face

Ó Jesus, que na vossa crudelíssima paixão vos tornastes “opróbrio dos homens, e o homem das dores”, eu adoro vossa divina face sobre a qual resplandece a beleza e ternura da divindade que agora se tornou para mim como a face de um “leproso” (Is 53,4).

Mas sob estes traços desfigurados reconheço vosso infinito amor e ardentemente desejo amar-vos e fazer-vos amar por todos os homens.

As lágrimas que com tanta abundância correram de vossos olhos se me afiguram quais pérolas preciosas, que eu quisera recolher para com seu valor infinito, resgatar as almas dos pobres pecadores.

Ó Jesus, vossa face é a única beleza que encanta meu coração, de boa mente quero, renunciar na terra a doçura de vosso olhar e o inefável ósculo de vossa boca divina, mas suplico-vos, imprime em meu coração vossa divina imagem, e inflamai-me com vosso amor, a fim de que possa um dia contemplar vossa face gloriosa no céu.

Amém!

Anúncios

Uma resposta to “Reflexão do Dia: Santa Teresinha parita na arte de amar”

  1. Neuza Says:

    É uma vida Linda!A Mãe e o Pai de Santa Terezinha estão em processo de santificação??Acho que li sobre isso.Sou devota e creio na sua intercessão em vários acontecimentos da minha vida.Amanhã estarei ,no Educandário celebrando com Irmã Helena e Irmã Luiza seu Jubileu de Ouro de vida religiosa.

    a Mãe e o Pai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: