O beijo no leproso e o novo chamado de Deus

francis01

Falar de Sao Francisco, e’ nobre, e’ santo. Quanta coisa bela na vida desse homem! Quanto ensinamento… Ele, Sao francisco, e’ o verdadeiro reformador da Igreja. Nao foi Lutero. Lutero dividiu a Igreja, Sao Francisco, em vez, a fez voltar `as origens. Teria muita coisa para falar dele, mas Sao Francisco e’ um santo que se celebra nao so no dia quatro de outubro, mas todos os dias. Entao durante o ano falaremos dele. Mas escolhi uma passagem da vida de Sao Francisco para dividir com voces. Antes gostaria so de dizer que Sao Francisco e’ o padroeira da Italia, portanto, hoje falamos dele em todas as missas Maravilhoso! Vai entao o texto que escolhi que leva o titulo desse artigo:

Em 1206, passeando a cavalo pelas campinas de Assis, viu um leproso, que sempre lhe parecera um ser horripilante, repugnante à vista e ao olfato, cuja presença sempre lhe havia causado invencível nojo.

Mas, então, como que movido por uma força superior, apeou do cavalo, e, colocando naquelas mãos sangrentas seu dinheiro, aplicou ao leproso um beijo de amizade.

Falando depois a respeito desse momento, ele diz: “O que antes me era amargo, mudou-se então em doçura da alma e do corpo. A partir desse momento, pude afastar-me do mundo e entregar-me a Deus”.

Pouco depois, entrou para rezar e meditar na pequena capela de São Damião, semi destruída pelo abandono. Estava ajoelhado em oração aos pés de um crucifixo bizantino, que a piedade popular ali venerava, quando uma voz, saída do crucifixo, lhe falou: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”. Não percebendo o alcance desse chamado e vendo que aquela Igrejinha estava precisando de urgente reforma, Francisco regressou a Assis, tomou da loja paterna um grande fardo de fina fazenda e vendeu-a. Retornando, colocou o dinheiro nas mãos do sacerdote de São Damião, oferecendo-se para ajudá-lo na reconstrução da capela com suas próprias mãos.

Conhecendo o caráter de Pedro Bernardone, é fácil imaginar sua cólera ao ver desfalcada sua casa comercial e perdido o seu dinheiro. Não bastava já o desfalque que dava ao entregar gratuitamente mercadorias e alimentação para os “vagabundos” necessitados? Agora mais essa! E Francisco teve que se esconder da fúria paterna.

Certo dia saiu resolutamente a mendigar o sustento de porta em porta na cidade de Assis. Para Bernardone isso já era demais! Como podia ele envergonhar de tal forma sua família? Se seu filho havia perdido o juízo, era necessário encarcerá-lo! Assim, Francisco experimentou mais uma vez o cativeiro, desta feita num escuro cubículo debaixo da escada da própria casa paterna. Depois de alguns dias, movida pela compaixão, sua mãe abriu-lhe às escondidas a porta e o deixou partir livremente para seguir o seu destino.

Fonte:http://www.angelfire.com/

Anúncios

2 Respostas to “O beijo no leproso e o novo chamado de Deus”

  1. Márcia Maria das Graças Gonçalves de Morais Alvim Says:

    Quantas vezes somos convidados a reconstruir aquilo que no irmão está em ruínas…por preguiça,desanimo,sentimentos de incapacidade,egoísmo,sem pensar que,quando saímos de nós mesmos,dos nossos problemas,Deus se ocupa de tudo aquilo que precisa ser refeito em nós… Esse blog é uma benção!!! Parabéns,Parabéns,Parabéns!!! Onde houver ódio,que eu leve o amor…
    Onde houver pessoas como você;disposto a nos ensinar,haverá sempre o consolo da palavra de Deus mostrando o caminho a seguir… Obrigado! Seu carinho e cuidado nos incentiva muito!!!

  2. Neuza Says:

    Este Santo tem o poder de nos encantar em cada episódio de sua História.E ccomo temos que aprender com ele a misericórdia e o Amor incondicional!!Ele me desafia sempre!Como estou longe de um gesto como odele pois sempre evito cumprimentar um mendigo que está sempre na Igreja,cujo nome não me lembro agora!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: