Reflexao do Dia: Na vida de fe temos que conjugar a emocao, o coracao e a razao

1002-w

Meu amigo(a), na mensagem de hoje, nao quero falar muito, mas te ajudar a pensar. Quero que os catolicos, meus leitores, aprendam a entender o texto biblico, sem cair nos exageros e erros do fundadores de religiao. A Igreja Catolica, portato os catolicos, teem o dever de conhecer a Palavra de Deus, sem maquiagem. Entao quero que voce leia este texto do Evangelho de Sao Lucas e, tente entender a “moral da historia” ou da parabola que Jesus conta ao doutor da Lei. Voce pode comentar a sua conclusao no nosso blog e, depois, eu farei uma sintese e, assim, estaremos estudando a Palavra de Deus, juntos, apesar da distancia.

“Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.” (Cf. Sao Lucas 10, 25-37)

Tente responder: O que quer dizer esta mensagem de Jesus pra voce? O que voce entendeu dessa passagem?

Anúncios

Uma resposta to “Reflexao do Dia: Na vida de fe temos que conjugar a emocao, o coracao e a razao”

  1. Márcia Maria das Graças Gonçalves de Morais Alvim Says:

    Padre,você nos valoriza e aumenta nossa responsabilidade! Vamos lá,eu gosto de meditar a Palavra… Ao longo de nossa vida podemos escolher:caminhar ou não com Jesus! Nossa vida vai depender dessa escolha. Essa parábola do samaritano misericordioso,marcada pela viagem e pela idéia de caminho,pode ser uma metáfora da longa viagem de Jesus. Ele é o samaritano misericordioso que se compadece dos excluídos,sob os olhos indiferentes ou críticos do poder religioso que especula e teoriza sobre religião. Hoje,como naquela época,vimos aqueles que querem seguir Jesus “ao pé da letra na Palavra”.Isto não é seguir Jesus… pois o especialista em leis é alguém que não pretende caminhar.A lei é dura,inflexível. Quem pensa em somente seguir a lei,tem medo de se por a caminho.Sabe que caminhar implica em se deparar com situações como a do samaritano. Ele conhece a lei,mas é incapaz de caminhar pois é caminhando que encontramos o nosso próximo ou nos tornamos próximo de alguém… Esse caminho pode ser cheio de surpresas,pois pode ser que o nosso próximo seja até um inimigo ou alguém que nos desagrade momentaneamente… Pensando bem,descem pelo mesmo caminho dois homens ligados à religião e ao Templo. Deviam estar vindo de algum encontro com Deus na liturgia do Templo em Jerusalém… e nem se tocaram… Fico imaginando a cara do judeu sabendo que se salvou devido à compaixão de um samaritano..
    “Quem é o meu próximo?”,perguntava o especialista em leis,frio e calculista,como se devéssemos esperar que o nosso próximo passasse à nossa frente e nos avisasse. Aí Jesus manda fazer o mesmo! Manda fazer como o samaritano que se pôs a caminho para,nas surpresas sofridas da caminhada,encontrar o próximo,e servindo-o,encontrar Deus e prestar-lhe o verdadeiro culto. Precisamos ter entranhas de misericórdia,assim estaremos bem próximos de nossa libertação e ressurreição! Como diz na música do Dunga: “vai caminhar,na estrada eu vou te curar.A cada passo junto a mim,verás que não chegou o fim.E nada vai poder te deter se começar a crer,se gritar por compaixão,os meus braços te sustentarão”! Conclusão: Queremos tanto ser ANJOS,que nos esquecemos de ser simplesmente BONS! Abraços com carinho,Márcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: