Dom Odilo: “O Rosário é verdadeiro itinerário para crescimento na fé”

img4acc9dd2261c9

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa desta quarta-feira, 7, na 3ª Semana Brasileira de Catequese, que acontece em Itaici (SP). O arcebispo lembrou a festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada hoje pela Igreja Católica, e apresentou o Rosário como caminho “pedagógico” para a “iniciação à vida cristã”, conforme o tema do encontro.

“O rosário é um verdadeiro itinerário para o crescimento na fé. A iniciação cristã não se faz apenas de conceitos, mas de ação concreta e o Rosário é ação concreta”, disse o cardeal.

Dom Odilo recordou as palavras do papa João Paulo II a respeito desta devoção popular. “O rosário é a bíblia dos pobres que todos podem rezar. É o compêndio do evangelho”.

O arcebispo estimulou os catequistas a ensinarem os catequizandos a praticarem a oração do Rosário. “Se conseguirmos colocar o rosário nas mãos dos catequizandos, nos os ajudaremos a serem bons cristãos”.

img4acc9ee2074bf

O cardeal insistiu ainda que a catequese é processo de formação da fé “para formar cristãos adultos e participativos, co-responsáveis pela vida eclesial”.

“A vida cristã, mais que conceitos intelectuais, requer que se faça o caminho de experiência da fé”, observou. “A catequese é processo e formação do discípulo, do missionário, do cristão adulto na fé e inserido na Igreja, não como dever, mas por alegria de ter recebido o dom do evangelho”, completou.

Dom Odilo destacou os catequistas como “irmãos e discípulos que convidam outros irmãos a estarem com Jesus”.

Programação

O primeiro dia de atividades da 3ª SBC será dedicado à análise da realidade da catequese no Brasil. Pela manhã, o teólogo, padre Joel Portela, fará a conferência “Desafios do contexto sócio-cultural, religioso e eclesial para a iniciação cristã”.

Já o catequeta padre Luiz Alves de Lima, à tarde, apresentará o tema “A iniciação cristã ontem e hoje”. Em seguida, serão apresentadas experiências de iniciação nas comunidades, junto a crismandos e a indígenas. As atividades se encerram à noite com a celebração da luz, às 20h.

A 3ª SBC reúne 480 catequistas, incluídos leigos, religiosos, padres e bispos.

Fonte: Site CNBB

Anúncios

Uma resposta to “Dom Odilo: “O Rosário é verdadeiro itinerário para crescimento na fé””

  1. Neuza Says:

    Reformular a catequese é o desafio da Igreja atualmente.Nossos catequizandos entendem a catequese como uma.tarefa que os pais impõem.Isto se dá porque os próprios pais são desinteresados e não participam ativamente da catequese do filho.´E um dever social,uma obrigação.

    e

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: