Mensagem do Papa `a 3a Semana Brasileira de catequese

Bertoni

Santo padre e o Cardeal Tarcisio Bertoni

 

Vaticano, 18 de setembro de 2009

 

Excelência

Houve por bem, através de sua carta n. 358/09, de 20 de maio passado, informa esta Sé apostólica que vai realizar-se, em Itaici de 6 a 11 de outubro de 2009 e dedicada ao tema “a iniciação à vida cristã”, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, momento culminante deste Ano Catequético promovido pela CNBB com o objetivo de dar um novo impulso à catequese como serviço eclesial e caminho para o discipulado.

Posto ao corrente da iniciativa, o Santo Padre confiou-me servir de intérprete de sua gratidão pelos sentimentos de filial comunhão afirmados e da sua saudação para todos os participantes, sobre os quais invoca abundantes luzes do Alto para assumirem mais plenamente seu compromisso batismal de ser autênticos discípulos e missionários de Jesus, sendo a catequese, como Sucessor de Pedro disse discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe “um grande instrumento para introduzir o Povo de Deus no mistério de Cristo”, uma vez que “nela se transmite de forma simples e substancial a [sua] mensagem” (cf. L’Osservatore Romano, ed. Portuguesa de 19/5/2009, pag. 16) e leva – lê-se no Documento de Aparecida – a “um encontro pessoal cada vez maior com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem” (DAp 289)

Já em 1977 a IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos quis sublinhar antes de mais nada que, “no centro da catequese, nós encontramos essencialmente uma Pessoa: é a pessoa de Jesus de Nazaré, filho único do Pai, cheio de graça e verdade; (…) e a vida cristã consiste em seguir a Cristo” (Exort. ap. Catechesi tradendae, 5). Isto significa, em primeiro lugar, “transmitir, não já cada um uma sua própria doutrina ou então a de um mestre qualquer, mas os ensinamentos de Jesus Cristo, a Verdade que Ele comunica ou, mais precisamente, a verdade que Ele é” (Ibid 6). Com tal objetivo, “a catequese há de haurir sempree o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura”, acolhida segundo “a inteligência e o coração da Igreja” (Ibid 27), como aparece no Catecismo da Igreja Católica e no Compêndio do Catecismo. Seguindo esta inspiração segura, será possível alcançar a meta que esse encontro se propõe, no marco dos 50 anos do primeiro Ano Catequético do Brasil: formar aquele discípulo que “tenha espírito de oração, seja amante da palavra, pratique a confissão freqüente e participe da eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social e seja solidário no amor e fervoroso missionário” (DAp 292).

Enquanto manifesta viva gratidão a quantos tornaram possível a III Semana Brasileira de Catequese, Sua Santidade o Papa Bento XVI eleva fervorosas preces ao Senhor para que torne fecundos os trabalhos desses dias e concede, com particular afeto, a todos os participantes a bênção apostólica.

Aproveito a ocasião para manifestar a Vossa Excelência Reverendíssima a certeza da minha fraterna estima e grande consideração em Cristo Senhor.

 

Tarcisio Cardeal Bertone

Secretário de Estado de Sua Santidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: