Procissão de luz e fé na festividade nazarena

trasladacaomaior(2)

A Trasladação será realizada na noite deste sábado, 10 de outubro, que antecede o Círio de Nazaré. Antes da saída, marcada para 18h, acontece a missa, às 16h30, em um altar instalado num tablado na frente ao Colégio Gentil Bittencourt, que contará com a participação do Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. O trajeto é o mesmo realizado no Círio, mas no sentido inverso, com o percurso de 3,750 Km. A chegada está prevista para 23h, na Sé, que fica na Cidade Velha. Segundo estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 1,2 milhão de pessoas acompanharão a Trasladação 2009.

   Durante o trajeto, muitas homenagens são prestadas. Entre as mais tradicionais, estão a dos Sindicatos dos Estivadores e dos Arrumadores do Pará, que soltam fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré, um espetáculo de cores e luzes. A procissão, tradicionalmente, acontece à noite e isso a torna ainda mais bonita. A cidade fica toda iluminada e os fiéis levam velas nas mãos, transformando a romaria de pessoas em uma verdadeira procissão iluminada.

   Em uma análise dos últimos anos, a Diretoria da Festa de Nazaré e o Dieese-PA comprovaram que houve um crescimento progressivo no número de participantes da Trasladação, o que lhe vale o título de Grande Círio Noturno. Essas pesquisas mostram que nos últimos seis anos, a estimativa de Romeiros e Turistas triplicou. Em 2000, estimou-se que o número de participantes foi algo em torno de 350 mil; em 2004, a estimativa chegou a um milhão de pessoas. Em 2008, cerca de um milhão e 200 mil pessoas prestigiaram a festa, o que pode ser notado na disputa por espaço na corda atrelada à Berlinda, que se aproxima ao que acontece na grande procissão de domingo.

   Também se notou uma mudança no perfil das pessoas que acompanham a Trasladação. Até 1997, era feita em sua maioria por pessoas de meia idade; no ano seguinte, esta situação começou a mudar com o crescimento no número de pessoas que passaram a acompanhar o trajeto, principalmente com a participação dos jovens, inclusive na Corda.

   Um pouco diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a Berlinda – levando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré -, ela segue acompanhada apenas pelos fiéis. Os outros 13 carros só poderão ser vistos no domingo da grande procissão.

   Novas Estações – A partir deste ano, as estações, que dão sustentação à corda que é atrelada à Berlinda, sofrerão alterações. Produzidas em alumínio aeronáutico, elas deixarão de ter canto “vivo”, que poderia machucar os promesseiros da corda, para dar lugar a um formato mais arredondado. Além disso, as estações agora serão maiores, comportando mais promesseiros, o que ajudará na tração e, consequentemente, na velocidade do transporte da Berlinda. No total, somando as pessoas segurando a Corda (colocando mão sobre mão) aos fiéis que estão nos núcleos e estações, segundo estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré e do Dieese-PA, serão no máximo de 7.568  promesseiros.

   Quando a Trasladação começou? – Antigamente, a Trasladação era chamada de Antecírio. A primeira Trasladação foi o próprio Governador Francisco de Souza Coutinho, junto com o Capelão do Palácio, padre José Roiz de Moura, que levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Matriz até o Palácio. A data precisa e se houve ou não acompanhamento de pessoas do povo não se tem certeza.

   Em 1887, o traslado saía do Colégio Amparo, mas em fevereiro, do mesmo ano, através do decreto de nº 414 do Governador Dr. Augusto Montenegro, o Colégio Amparo mudou sua denominação para Instituto Gentil, ainda no antigo endereço. Em 1889, houve a mudança de nome.

   Somente em 1906 com a inauguração do atual prédio, em 26 de junho, é que a Trasladação passou a sair do atual local. Nos anos 70, as senhoras de mais idade, reuniam-se em grupos e iam na Corda da Trasladação, graças às condições climáticas noturnas. A partir de 1985, começou também a ficar problemática, com o aumento de promesseiros na Corda. Só em 1988, a Trasladação passou a ter o mesmo trajeto do Círio, mas em sentido inverso, pois antes disso, ela ainda seguia até a Sé tendo como rua central do percurso, a Avenida Governador José Malcher. Em 2005, a Trasladação foi uma das mais longas dos últimos anos, demorou cerca de 6h com a Berlinda chegando à Sé por volta de 00h00.

   Presume-se que a primeira Missa celebrada por ocasião da Trasladação, tenha sido em 1887, na capela do Colégio Amparo. Em 1992, no Círio 200, passou-se a colocar um tablado sobre as escadarias do Colégio para celebração da Missa, a fim de permitir uma melhor visibilidade da Liturgia. Até o ano de 1996, a Missa era realizada às 18h, com saída da procissão às 19h, mas a partir de 1997, foi antecipada em uma hora, para agilizar a chegada da santa. Em 2009, a missa foi antecipada em meia hora, começando às 16h30.

   Percurso – A saída é realizada do Colégio Gentil Bittencourt, segue pela Av. Magalhães Barata, Av. Nazaré, Av. Presidente Vargas, Av. Boulevard Castilho França, Av. Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Sé.

   Círio 2009 – O tema do Círio 2009 é: “Em Maria, a Palavra se fez Carne”. A festividade desse ano conta com o patrocínio oficial de: Associação Via Amazônia (Hangar), Assemb (Associação de Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena), Azevedo Barbosa (Consultoria de imóveis), Belágua/Compar, Bradesco, Castanheira Shopping Center, Celpa, Eletronorte, Gráfica Delta, Hospital Porto Dias, Imerys, Infraero, Laboratório Paulo Azevedo, Oi, Unama, Unimed Belém, Vale e Yamada. Os apoiadores do Círio 2009 são: Autolife, Construmac, Delta Construções, Escritório Antônio Pereira, Mundurucus Veículos, Treviso e Uniodonto. A Festa de Nazaré é uma realização de: Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do  Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Fonte: Portal Basilica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: