Reflexao do Dia: Igreja e Educação (II)

Prosseguindo o tema da semana passada, sobre a contribuição da Igreja no desenvolvimento das ciências e da formação integral da pessoa humana, destaco os esforços de Papas medievais como Bonifácio VIII, fundador da Universidade Sapiência de Roma no ano de 1303, Clemente V que legislou sobre a ampliação considerável de estudos de línguas nas Universidades, Honório III e Gregório IX no século XIII entre outros.
O nascimento de várias congregações religiosas, masculinas e femininas, a partir do século XVI e séculos sucessivos, com a fundação de inumeráveis escolas de nível superior, médio e elementar espalhadas por todo o mundo católico são sinais da contribuição da Igreja na Educação, procurando formar a pessoa em todos os seus aspectos, preparando-as dignamente para a vida,para a convivência social, para o progresso científico e para a dimensão transcendental.
É, contudo, necessário lembrar que seu trabalho nem sempre alcançou o sucesso esperado e nem tudo são rosas neste universo educacional. Porém, é inegável que a persistência e a perseverança tem sido provas de sua capacidade de superar obstáculos, nunca desistindo dos princípios irrenunciáveis.
No Brasil, temos hoje a ANEC (Associação Nacional da Educação Católica), resultado da junção feita no ano passado de Abesc (Associação Brasileira das Escolas Católicas) e Anamec (Associação Nacional das Mantenedoras das Escolas Católicas), órgão de convergência e articulação das Escolas Católicas do Brasil, com a finalidade de coordenar o trabalho da Igreja a serviço da Educação. Em carta aberta publicada, a ANEC declara: A atuação dessas entidades na implementação de programas beneficentes na educação constitui meio absolutamente eficaz para a viabilização de iniciativas igualmente valiosas nas áreas da saúde e da assistência social.
Exemplos disso são a instalação e administração de hospitais universitários, a prestação direta de serviços à população mais necessitada, o oferecimento de cursos e estágios de formação profissional, além dos inúmeros convênios firmados com o próprio Poder Público. Educação religiosa é área indispensável para o desenvolvimento pleno da pessoa humana.
Dom Gil Moreira
* Arcebispo metropolitano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: