Reflexão do Dia: Santa Luzia

A devoção a Santa Luzia data do início da Igreja. Luzia era uma moça muito linda! Causava fascínio em todos os homens de seu tempo. Loira de cabelos longos, olhos azuis, bela estatura, dócil e inteligente, ela causava muito frisson. Porém queria consagrar a Deus toda sua beleza, elegância e fineza. Muita gente dizia: “mas que absurdo uma moça bonita dessa querer consagra-se a Deus”! Os rapazes diziam “ mas que desperdício, esta querer se doar toda para Cristo”! O mais dramático aconteceu com relação a seu mãe que disse: “Não! Você vai consagrar a Deus coisa nenhuma! Você vai se casar, e tem mais,  com quem eu determinar”. Infelizmente sua mãe tratou seu casamento com um moço muito rico. Mas Luzia não aceitou aquela sorte e começou a rezar, rezar, rezar…

Moça de fé e que aspirava as coisas mais nobres e eternas da vida, Santa Luzia conhecia toda a historia da Igreja. Conhecia uma outra moça que se tornou mártir por amar a Deus. Estou falando de Santa Aguida. Santa Luzia era muito devota de Santa Aguida. Visitava seu túmulo. Alguns zombavam da fé da jovem, em um desrespeito alucinante.

Um dia o medico constatou que a mãe de Santa Luzia tinha um câncer e poderia morrer muito rapidamente. Nestes momentos os mandões se tornam sensíveis ao apelo de Deus. Para nós crentes, nosso Deus, é o Deus do impossível. Santa Luzia era católica, crente. Então fez a proposta: Bem, mãe esta terrivelmente doente. Aos olhos dos médicos não há cura. Mas para mim que sou católica, crente, sincera e que acredito em milagres, na intercessão dos Santos, minha mãe poderá ser cura. Então farei uma proposta: se eu levar minha mãe enferma ao túmulo de Santa Aguida e Santa Aguida interceder a Deus e minha mãe ficar cura, poderei me consagra a Deus? O pai então respondeu: Sim! Se sua mãe ficar curada? Então Santa Luzia levou a mãe ao túmulo de Santa Aguida e lá rezaram muito. De volta a casa o medico constatou a cura da mãe de Santa Luzia. Então ela se consagrou a Deus. Para resumir, o cara ao qual Santa Luzia tinha sido prometida em casamento não aceitou a ideia e começou a criar caso. Dizia que não viveria sem aqueles lindos olhos azuis. Esse Cônsul a denunciou ao Imperador Romano que era ante Cristão, que a mandou para cadeia. Ali arrancaram os olhos dela e os colocaram em um prato. Conta-se que no dia seguinte os olhos eram regenerados. Daí nasce a devoção de que Santa Luzia é a protectora contra todas as doenças das vistas.

Seu corpo se conserva intacto em uma urna de vidro em uma Igreja na cidade de Veneza Itália. Fui ali pessoalmente. Rezei, pedi suas bênçãos e fiz esta foto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: