Reflexão do Dia: Ser bom é a essência dos filhos de Deus

Hoje convido você a refletir sobre a Esmola. Então, só pré recapitular: Jesus no Evangelho diz que a Quaresma dá frutos na vida interior das pessoas através do Jejum, da Oração e da Esmola. Mas a quem dar Esmola? Aos pobres. Mas quem são os pobres? Aqui a resposta não é simples. Temos a idéia de que pobres são apenas os que não tem o que comer, onde morar, etc. Mas pobres no sentido bíblico da palavra é muito mais amplo. É isso que quero meditar com você.

Comecemos pelo pobre material. Aquela pessoa que não tem o que comer, não tem dinheiro para comprar remédio, para comprar roupas, colocar os filhos na escola, não tem casa direito para morar. Enfim, aquela pessoa que falta tudo. O tempo Quaresmal, através da proposta da esmola, estimula a mim e a você a descobrir, na nossa comunidade, quem são estes pobres e a ajuda-los.

Mas isso até o ateu faz. Ajudar pobres, quase todo mundo ajuda. Aliás ajuda até sem conhecer. Em todo mundo foi feito coletas para o povo do terremoto do Haiti. Mas onde está o segredo da Esmola quaresmal? O segredo é este: não é pobre somente aquele que falta coisas materiais não. O homem não tem só necessidade não. Então, podemos concluir que existem vários tipos de pobres: pobre material, pobre de saúde, pobre de afeto, pobre de escutar uma palavra amiga, pobre de presença, pobre de formação espiritual.

Esta chave de leitura da pobreza, ajuda você a fazer a pratica da esmola, mesmo quando você naquele momento não tem dinheiro no bolso. Visitar o asilo na quaresma é uma Esmola afetiva, uma Esmola de palavra amiga. Receber Esmola não é humilhação não. Aquele que dá uma esmola deve fazer com que aquele que recebe a esmola sinta-se amado e não simplesmente ajudado. Olha, neste período que estou fora do Brasil cada pessoa que me passou um e-mail (foram muitíssimas) ou telefonou, me deu uma esmola afetiva, de palavra amiga e carinho. Digo isso com orgulho. Receber Esmola deve desencadear no peito daquele que a recebe o sentimento de que é amado.

As pessoas não têm necessidade só de dinheiro não. Às vezes uma pessoa pobre, materialmente, precisa mais de sua palavra do que do seu real. “Gastar” tempo com as pessoas é uma Esmola, mesmo quando esta pessoa é seu filho bom ou problemático, seus pais velhinhos, etc.

A particularidade da Quaresma é que a Esmola não é entendida no sentido de apenas dar alguma coisa a quem precisa. A Esmola no sentido quaresmal é um ato de amor. É sofrer com. É assumir  o outro como seu irmão, seu semelhante. Somente dá Esmola, nesse sentido que eu disse, quem é bom. Em poucas palavras, dá Esmola quem vê no rosto do que precisa o semblante de Cristo.

De Roma,

p. Camilo

Anúncios

6 Respostas to “Reflexão do Dia: Ser bom é a essência dos filhos de Deus”

  1. valdiceia Says:

    Que reflexão linda sobre a esmola Pe. Camilo, me faz pensar que quando eu achava que estava sendo boa, porque dava uma esmola , estava muitas vezes querendo tirar um peso da consciencia, ou me livrar de quem pede, e ainda, achava que estava fazendo muito.Há algum tempo eu pensava que agir com justiça com as pessoas, mesmo as que erravam comigo, me feriam já era o bastante, depois percebi que Deus não estava me pedindo para agir com justiça, mas com misericórdia.reze para que eu consiga agir assim, conforme os desejos de Deus.Fico feliz que esteja voltando, o Sr.esteve e sempre estará em minhas orações, sei o quanto o sr. rezoui por mim e meu filho, agradeço do fundo de minha alma.
    Deus lhe abençoe sempre.

  2. Mafalda Chevitarese Says:

    Esta reflexão é tudo de eu precisava…Falávamos sobre jejum e esmola em nosso grupo de reflexão e eu dizia que esmola não é so dinheiro. Que bom que agora tenho material para usar na próxima semana.

    Que Deus continue te abençoando.

  3. simone Says:

    Fico triste em saber que vc que é um lider religioso fica distorcendo a palavra de Deus,por que Deus não deixou santo feito de barro para nos adorar e nem padres ,examine a palavra de Deus e veja o erro que vcs induzem as pessoas a cometerem.A minha bíblia é a mesma sua a palavra de Deus não pode mudar,sou evangelica e na minha religião que é a CONGREGAÇÂO CRISTÂ NO BRASIL nós não gritamos pois nosso Deus não é surdo mas somos a única igreja que Jesus Cristo deixou na terra!Todo dia é dia de Jejuar de abster-se das coisas que não são agradaveis aos olhos do nosso Deus!Dízimo não existe mais,ele era da lei de Moisés se existir Dízimo então o homem pode ter mais de uma mulher que é a mesma lei do Dízimo!

    • brantonio Says:

      Cara Simone adorei receber seu comentario. O santo nao e de barro, mas real. Eles vivem na presenca de Deus. A imagem e’ so representacao. E como uma fotografia… Voce pode ter certeza que os catolicos tem respeito das imagens, como um pais tem respeito a sua bandeira. Os santos estao na presenca de Deus conforme diz o Apocalipse.
      Veja bem Cristo fundou so uma Igreja! Essa Igreja e’ a Igreja Catolica. Isso que estou te dizendo, esta la na Biblia cap. 16 de Sao Mateus. A sua Igreja surgiu no seculo passado. A catolica e do tempo de Cristo. Nasceu de seu lado aberto.
      A sua Biblia nao e’ Igual a minha. A sua Biblia e’ a minha Biblia. Nao existe biblia evangelica. Os Evangelicos pegou a nossa Biblia e arrancaram alguns livros dela que colocavam em evidencia as contradicoes ensinadas, como a indissolubilidade do Matrimonio, oracao pelos mortos, etc. Quem definiu os livros canonicos do Novo Testamento foi o Papa Damaso, quem dividiu a Biblia em capitulos e versiculos foi a Igreja Catolica. Os monges foram os que faziam copias dos originais. Entao vc pode ver que nao existe biblia protestante. A Biblia que sua Igreja usa e’ a nossa. Isso nos achamos bom, porque voces seguem nossos passos, mesmo que as vezes nos atacam duramente (nao e o seu caso achei seu comentario muito simpatico. Vejo que vc e’ uma pessoa de Deus). Leia meu blog que farei alguns estudos e vc vai poder comprovar na Biblia da minha Igreja, que a sua Igreja usa. Pena que seu pastor nao diga que a biblia e’ Catolica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: