Reflexão do dia: Quaresma e as obras de Misericórdia

Uma nossa leitora disse que uma pessoa disse a ela que a “Quaresma não existe mais não”. Eu fico indignado como tem gente ignorante, assim, neste mundo. A Quaresma recorda os quarenta dias que Jesus passou no deserto. Como eu disse RECORDA. Teve um fato concreto: Jesus ficou quarenta dias no deserto. Nós recordamos esse fato, dando um significado concreto a ele que são o Jejum, a esmola e a Oração. Bem, se é recordação nunca acaba. Tanto assim, que a Igreja, ensina seus filhos a potencializar, ainda mais a Quaresma através das obras de misericórdia corporal e espiritual. Então, isso quer dizer que podemos tirar maior proveito deste tempo, para desenvolver, ainda mais, nossa condição de filhos de Deus. A Quaresma serve para nosso crescimento como pessoa, como profissional, amigo, enfim, nos tornarmos a cada dia melhores.

Neste sentido, as obras de misericórdias são exercícios espirituais e físicos que nos servem tanto… Por exemplo, para desenvolver e dominar as pulsões do corpo, tem sete obras de misericórdia corporal: dar de comer os famintos; dar de beber os que tem sede; vestir os nus; abrigar os peregrinos; visitar os doentes; visitar os presos; e sepultar os mortos. No confronto com a miséria humana, aprendemos e tiramos uma lição de vida. Muitas vezes desperdiçamos o nosso tempo reclamando da vida, falando dos outros. As obras de misericórdia corporal, nos faz dar conta do quanto reclamos injustamente.

As obras de misericórdia espiritual, nos faz sábios e maduros. Dar conselhos aos que tem duvidas; ensinar os ignorantes; dar um alerta aos pecadores; perdoar as ofensas; suportar pacientemente as pessoas chatas e cansativas; rezar pelos vivos e pelos mortos.

Observe que Quaresma é um caminho espiritual que leva a pessoa a um crescimento interior. Viver a quaresma é investir em si mesmo. A Quaresma não passou e nem nunca passara porque é o caminho de Deus para a cura interior.

Com amizade,

pe.Camilo

Anúncios

9 Respostas to “Reflexão do dia: Quaresma e as obras de Misericórdia”

  1. Marly Liva B.Mendes Says:

    ‘E Pe. Camilo, infelizmente tem gente que nem sabe o significado da Quaresma e de muitos outros sinais da nossa vida cristã…Há muita falta de interêsse quando se trata de Religião,Igreja,etc…Isso acontece hoje, porque o ser humano,os pais principalmente não têm mais tempo,ou melhor são falhos quando se trata de encaminhar seus filhos para a iniciação cristã e mostrar a eles que sem religião,sem Deus nada é concretizado em nossa vida,nada somos sem “ELE “. ” Televisão,computador(este quando usado para fins educativos) é válido,modernismo.consumismo,baladas e por ai vai… Infelizmente somos chamados de “qudrados”
    Que Deus nos ajude para que possamos ver um tempo melhor e que possam respeitar as memórias da vida de JESUS e entender o significado da Quaresma e outras mais de nossa Igreja Católica. Parabéns sempre ,pelos seus artigos,ou melhor ,estudos e catequese.O meu abraço fraterno.

  2. Marly Liva B.Mendes Says:

    Mais um comentário fora do contexto: Neste momento deves estar dentro de um avião,quase chegando ao Brasil… Acertei???Esteja com Jesus,Maria e José e que Santa Rita te proteja!!! Seja Bem vindo! Abraços

  3. Andréa Paiva Says:

    Padre Camilo, fico muito feliz em estar aprendendo todos os dias, principalmente agora na Quaresma sobre o que devemos fazer para
    sermos melhores diante de Deus, comigo mesma e com o próximo.
    Muito obrigada!!!! Tenha uma boa viagem!!!!
    Que Santa Rita te proteja.

  4. Raquel Says:

    A quaresma existe para que ao diminuir nosso ritmo possamos olhar à nossa volta; mas não adianta esperar, almejar que caia do céu… , os responsáveis para o bom êxito do processo todo somos nós mesmos.
    Talvez precise somente manifestar mais fé, mais coragem, determinação e perseverança, algo que carregamos desde sempre em nossa bagagem e que está bem na hora de começar a utilizar.
    E sabemos direitinho como fazer. A repetição por vezes se torna tão necessária… mas é preciso limpar nosso fardo, perdoar tudo e todos e nos autoperdoar também.
    Encontrar a verdade que liberta, o Deus interior, aprender a meditar, a silenciar a mente, a criar nossa realidade, nosso destino, livres de pressões familiares, ou da sociedade.
    Precisamos fazer nosso melhor, com alegria, afinco, boa vontade, entusiasmo; e tudo será suave; até os fatos aparentemente mais desesperadores, se os avaliarmos e compreendermos em função da nova postura de nossa Alma, passarão por nós sem deixar marcas.
    E num lindo dia, aquele em que teremos completado nossa tarefa aqui na Terra, no momento de regressar para nossa verdadeira casa, seremos capazes de torná-la ainda mais brilhante, colorida e inundada de Luz.

  5. Mária Says:

    Seja benvindo ao Brasil! Abraços!

  6. Marta Albuquerque Says:

    Viver a quaresma é evoluir espiritualmente a cada dia!
    que Deus abençoe sua volta ao nosso aconchegante país, e que o Senhor padre AntOnio Camilo continue sendo esse missionário sabio seguidor de Nosso senhor Jesus Cristo com toda propriedade, sensibilidade e carisma.

    que JESUS o CRISTO, O ILUMINE EM TODA SUA CAMINHADA!

    ABRAÇOS.

  7. brantonio Says:

    Obrigado Marta e ja estou no Brasil. A semana Santa esta uma bencao na Paroquia de Santa Rita. Pregamos o Setenario das dores e tudo mais.
    Valeu! e Feliz Pascoa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: