Exclarecendo Duvidas

Posso ler livros psicografados?

 Hoje eu respondo a uma leitoraassídua do nosso jornal, que mepede que não decline o seu nome.

Ela quer saber se, como católica,

pode ler os livros ditos psicografados.

Ela ganhou um livro desses de

uma amiga que se afirma “católica

praticamente e espírita”.

Respondo, querida irmã, com

muito carinho e respeito a você e à

sua amiga. Primeiramente, deixe-me

dizer a você que é impossível ser ao

mesmo tempo católico e espírita, em

que pese tanta gente ir à igreja aos domingos

e durante a semana ao centro

espírita. Falta de aprofundamento

na fé dá nisso. E por que? Porque

os ensinamentos espíritas negam a

verdade básica de nossa fé católica: a

nossa redenção realizada por Cristo

com sua Morte e Ressurreição.

Os nossos irmãos espíritas têm,

sim, um profundo respeito por

Jesus. Para eles, porém, Jesus não

é Deus. É apenas um espírito puro

que passou entre nós e nos enriqueceu

com sua doutrina. Nós católicos

mos tudo obnubilado, por espelhos

embaçados. É tudo obscuro, mas

um dia entenderemos. E diz com

ternura poética: “Não quero que

vocês fiquem tristes, como quem

não sabe (1 Ts 4,13 ), lamentando-se

pela morte. Somos chamados a uma

vida eterna. Da ressurreição de Jesus

derivam as nossas. Da passagem de

Jesus derivamos as nossas passagens.

Transcenderemos à morte.

São Francisco a chamava de

irmã. Não se deve procurá-la, mas

como ela certamente vem, o certo

é estarmos de prontidão. Seguros

de que não cairemos num nirvana

ou no aniquilamento, cremos no

e os cristãos de modo geral cremos

que Jesus é verdadeiramente Deus

e verdadeiramente homem.

Os nossos irmãos espíritas não crêem

na ressurreição de Cristo e nem na

nossa. Eles crêem na reencarnação.

E a diferença é fundamental. Nós

vivemos a certeza da ressurreição de

Jesus e na nossa ressurreição final.

Cremos na palavra de Jesus: “Eu

sou a ressurreição e a vida! Quem

crê em mim terá a vida eterna e eu o

ressuscitarei no último dia”.

Respondo agora à sua dúvida,

minha irmã. Eu ouvi há pouco

tempo de um bispo que nos pregou

um retiro espiritual uma frase que

me fez pensar: Nós somos aquilo

que comemos. Entendamos esse

“comer” como tudo aquilo que

alimenta nosso corpo e nossa alma.

Ora, minha irmã, por que alimentar

nossa alma com textos de outra

experiência religiosa, se temos em

nossa Igreja textos tão bons que

fortalecem a nossa fé?

Você, no seu coração talvez esteja

pensando: E o Chico Xavier?

Chico Xavier foi homem bom,

homem de Deus, que merece todo

o respeito de todos nós. Eu prefiro

pensar que o seu coração e sua inteligência

produziram textos de muita

sabedoria sem precisar de espíritos

a lhe ditar o que escrever, o que

dizer. Há quem acredite terem sido

seus textos ditados por espíritos. Eu

prefiro fazer tributo ao autodidatismo,

à inteligência privilegiada e à

sabedoria e ao imenso coração dele.

Temos mesmo que fazer memória

de um homem tão bom.

Fonte: Jornal O Sao Paulo

Autor: Pe. Cido

4 Respostas to “Exclarecendo Duvidas”

  1. Marta Aparecida da Silva Cunha Says:

    Quando ouço falar de Chico Xavier, ainda mais agora com o filme sobre a vida dele, só consigo enxergar uma pessoa boa e ativa com relação ao proximo. Sua mediunidade (acho que é assim que se escreve) nunca me chamou atenção, mesmos nos casos que foram parar no tribunal. Apoio a ideia de ler mais os nossos livros tem tantos, e ver os filmes tb, é muito instrutivo,aproveito para parabenizar pela locação na Paroquia Sta Rita,ajuda muito.

  2. brantonio Says:

    Ok! Isso mesmo.

  3. Mária Says:

    Texto simples, claro e objetivo. Adorei. Parabéns! Abraços!

  4. brantonio Says:

    Obrigado Maria!

Deixe um comentário

