A Eucaristia e a vida da Igreja

Amados, celebramos na semana passada a festa do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. Tenho certeza que muitas pessoas participaram e sentiram-se tocadas pela celebração e pelas passagens bíblicas que foram lidas durante a Santa Missa. Outra coisa que certamente chamou a sua atenção foram os tapetes feitos pelos jovens. Tudo isso mostra que a festa da Santíssima Eucaristia e especial e tem um tom de Deus.

O papa João Paulo II, no ano de 2004, por ocasião da Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico, salientou os padres para o fato de que a festa da Eucaristia e a atualização do Cenáculo. E Jesus mesmo quem esta conosco na celebração eucarística. Corpus Christi atualiza o Cenaculo, onde Jesus celebrou a primeira Missa. Este e um dos valores quando nos participamos de festa tão importante como esta.

A Sagrada Eucaristia e a vida da Igreja. O papa Bento VI nos diz o seguinte:                “« Mistério da fé! »: com esta exclamação pronunciada logo a seguir às palavras da consagração, o sacerdote proclama o mistério celebrado e manifesta o seu enlevo diante da conversão substancial do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor Jesus, realidade esta que ultrapassa toda a compreensão humana. Com efeito, a Eucaristia é por excelência « mistério da fé »: « É o resumo e a súmula da nossa fé ».(13) A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia. A fé e os sacramentos são dois aspectos complementares da vida eclesial. Suscitada pelo anúncio da palavra de Deus, a fé é alimentada e cresce no encontro com a graça do Senhor ressuscitado que se realiza nos sacramentos: « A fé exprime-se no rito e este revigora e fortifica a fé ».(14) Por isso, o sacramento do altar está sempre no centro da vida eclesial; « graças à Eucaristia, a Igreja renasce sempre de novo! » (15) Quanto mais viva for a fé eucarística no povo de Deus, tanto mais profunda será a sua participação na vida eclesial por meio duma adesão convicta à missão que Cristo confiou aos seus discípulos. Testemunha-o a própria história da Igreja: toda a grande reforma está, de algum modo, ligada à redescoberta da fé na presença eucarística do Senhor no meio do seu povo.”

            Daí, você que e pessoa de fé, pode entender como um cristão não pode viver sem a Eucaristia. Uma pessoa que nega a eucaristia, não esta em comunhão plena com Cristo. Um católico que duvida de presença real de Jesus na Eucaristia não pode se dizer católico, porque a Igreja vive da Eucaristia e a Eucaristia so existe na Igreja católica. O grande papa bento VI afirma ainda:

“Através do sacramento eucarístico, Jesus compromete os fiéis na sua própria « hora »; mostra-nos assim a ligação que quis entre Ele mesmo e nós, entre a sua pessoa e a Igreja. De facto, o próprio Cristo, no sacrifício da cruz, gerou a Igreja como sua esposa e seu corpo. Os Padres da Igreja meditaram longamente sobre a semelhança que há entre a origem de Eva do lado de Adão adormecido (Gn 2, 21-23) e a da nova Eva, a Igreja, do lado aberto de Cristo mergulhado no sono da morte: do seu lado trespassado — narra João — saiu sangue e água (Jo 19, 34), símbolo dos sacramentos.(30) Um olhar contemplativo para « Aquele que trespassaram » (Jo 19, 37) leva-nos a considerar a ligação causal entre o sacrifício de Cristo, a Eucaristia e a Igreja. Com efeito, esta « vive da Eucaristia ».(31) Uma vez que nela se torna presente o sacrifício redentor de Cristo, temos de reconhecer antes de mais que « existe um influxo causal da Eucaristia nas próprias origens da Igreja ».(32) A Eucaristia é Cristo que Se dá a nós, edificando-nos continuamente como seu corpo”.

Coma amizade,

Pe. Camilo

Anúncios

2 Respostas to “A Eucaristia e a vida da Igreja”

  1. Patricia Says:

    Belissimo texto só tenho a acrescesntar:Ao nos dar seu corpo e sangue,Jesus se entrega todo inteiro a nós,de modo que a sua vida,que Ele vive em comunhão com o Pai,possa ser nossa tambem.”Como tu,Pai,estas em mim e eu em ti,que eles estejam em nós,para que o mundo creia que tu me enviaste”(Jo17,21)
    Obrigado amigo, que Deus continue te iluminando sempre.

  2. brantonio Says:

    obrigado a vc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: