Catequese de adultos:Qual o por quê do Touro nos pés da imagem de São Lucas?

Há no livro de Ezequiel 1, 10-11 e Ap 4,2-7 descrições de quatro seres animados, movidos pelo Espírito do Senhor que estão sempre junto ao trono do Altíssimo. Segundo alguns exegetas, os quatros seres animados representam toda a Criação nos seus expoentes máximos, a saber:

HOMEM com sua sabedoria, apanágio do gênero humano
LEAO, o mais forte dos animais selvagens
TOURO, o mais forte e prestativo dos animais domésticos
AGUIA, a mais forte e veloz das aves.

Santo Irineu apropriou essas figuras aos quatro Evangelistas, criando assim um simbolismo tradicionalmente aceito:

Sao MATEUS, inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus como Filho de Deus, querendo mostrá-Lo como verdadeiro HOMEM;

Sao MARCOS, começa seu evangelho no deserto, habitat natural dos animais selvagens, como o LEÃO. Também procura apresentar Jesus como forte, o LEAO da tribo de Judá;

Sao LUCAS, começa e termina o seu evangelho no Templo, onde eram imolados os TOUROS dos sacrifícios, substituídos por Jesus, o único e eterno sacrifício;

Sao JOÃO, inicia seu evangelho pela geração eterna do Verbo, que ‘desse do alto’ para depois voltar. É o evangelho que atinge as alturas e a profundidade do Mistério de Deus, por isto é representado pela ÁGUIA.

Fonte:  Pe. Jacaúna – RCC Rio de Janeiro

5 Respostas to “Catequese de adultos:Qual o por quê do Touro nos pés da imagem de São Lucas?”

  1. Mária Says:

    Bem interessante esta explicação. Me lembro de já ter estudado no curso Biblico (do querido “Tio Dango”) sobre os evangelistas relacionados com estas figuras (homem, leão, touro e águia), mas não me recordo de ter visto esta relação com o evangelho escrito por eles. Abraço!

  2. Patricia Says:

    Como você deve saber, os símbolos dos quatro evangelistas são o anjo (para São Mateus); o leão (para representar São Marcos); o boi (simbolizando São Lucas); e, finalmente, a águia (símbolo de São João). Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Cfr. Ezeq. I, 10).

    O profeta via a Glória de Deus sobre um carro (merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíves até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual, pelos mais excelsos teólogos. A verdade evangélica, assim, é acessível a todos. Alimenta os nobres e dessedenta os pobres.
    Os evangelistas são simbolizados nos quatro animais referidos. São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais, enquanto São Lucas tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.

    São Lucas é representado pelo boi, o qual era o animal sacrificado no Templo de Jerusalém. Ora, São Lucas fala, logo no início de seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo. A águia é o símbolo de São João, porque ele começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo.

  3. Brantonio Says:

    Muito bom este comentario

  4. Rita Franzoni Says:

    Não me pareceu muito convincente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: