Quaresma

A palavra Quaresma remete nos remete ao número quarenta. No caso, a Quaresma significa os quarenta dias que preparam a Páscoa do senhor. Então, a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Quinta-feira Santa, quando começa o Tríduo Pascal.

A Quaresma tem seu fundamento na Bíblia Sagrada. Remonta a tempos bem antigos. Lembra os quarenta dias e quarenta noites, de chuva do tempo do dilúvio. Ali, a humanidade pecadora foi re-criada. O número quarenta lembra os quarenta anos da libertação do povo de Deus do Egito. Basta ler o livro do Êxodo para você entender o que estamos falando.

A Quaresma lembra os quarenta dias em que Jesus passou no deserto, sem comer e sem beber água, preparando para sua missão salvadora.

A Quaresma é tempo de libertação, de conversão, de arrependimento, caridade, jejum, abstinência e esmola. È tempo de se confessar, de fazer as pazes com quem não combinamos, de parar de fumar, de beber, etc.

Neste ano que a Campanha de Fraternidade celebra o cuidado com a natureza, a Quaresma tem um sentido de educação. Não devemos jogar lixo na rua, devemos nos educar para a coleta seletiva e estar por dentro do que significa o desmatamento da Amazônia, do mal que as queimadas fazem e do grande homicídio que é a poluição dos rios e a caça predatória.

Ser Igreja e ser evangelizado significa amar a Deus e a natureza, a vida. Enfim tudo vem de Deus. Somos administradores dos bens de Deus.

Boa Quaresma!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: