Dom Gil fala sobre o dia da Bíblia

As comunidades católicas celebram, neste domingo, o Dia da Bíblia, concluindo o mês de setembro, todo ele dedicado ao mesmo tema.  A Palavrade Deuscontida na SagradaEscrituraocupa lugarcentralna vidados quecrêem emCristo, poisa Igrejacrê e ensinaqueignorar as Escrituras é ignorar a Cristo, naexpressão deSão Jerônimo (340-420).

            Alémde crerna Bíblia, a Igrejacrê tambémna SagradaTradiçãoe se serve do MagistérioEclesial paracrerporinteiro, poisse tudoo queestá na Bíbliaé verdade, nemtodaa verdadeestá explícitanela. A Bíblia, a Tradiçãoe o Magistériosãotrêsinstânciasfontesda fé, queandam intimamente unidas, podendo-se afirmarqueuma nãopode existirsemas outras.  A Constituição Conciliar Dei Verbum, um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II (1962-1965), afirma que A Sagrada Tradição e a Escritura estão, portanto entre si estreitamente unidas e comunicantes. Pois promanam da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim. Com efeito, a Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos     Afirma ainda o mesmo Documento e também o Catecismo da Igreja Católica: não é somente pela Sagrada Escritura que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso, ambas, Escritura e Tradição, devem ser aceitas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência. (DV 9), (CIC 82).

            O Magistérioé umserviçoindispensável, uma vezqueé legítimaa pesquisateológica, masesta nãopode ter, porsisó, autoridadesobrea verdade, dependendo, portantoda definiçãodo Sucessorde Pedro oudos Bisposemcomunhãocomele. Sobreistoafirma a Dei Verbum: “Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como sucessores os Bispos, a eles transmitindo o seu próprio encargo de Magistério” (DV 7).

            A Tradiçãoantecede a própriaBíblia, tantono AntigoTestamento, quantono Novo, poisos textossagradossomenteforam redigidos depoisde vivenciados pelas comunidades. No casodo NovoTestamento, os primeirosescritossomenteapareceram cercade 20 anosapósa mortee ressurreiçãode Cristo, sendo, segundoas atuaispesquisas, a 1ª cartade Paulo aos Tessalonicenses o textomaisantigo, escritonãoantesdo ano51. Os quatroevangelhosse formaram depoisdo ano70, segundoa maioriados exegetas. Atéformaro corpus neo-testamentário passaram-seanos, oque indica,comcerteza,que as primeirascomunidades cristãs,até ofim doprimeiroséculo, viveram daTradição Apostólica.Assim, pode-seafirmar,semreceios,que aorganização daIgreja fundadaporCristo, nasceu daTradição enão propriamente dasEscrituras neo-testamentárias.

            Nãotemos uma ‘religiãodo livro’, masuma ‘religiãoda Palavra’, e a Palavranãoé uma letra, é uma pessoa, Cristo, segundoafirma João: A Palavra se fez carne e habitou entre nós. (Jo.1, 14)

            As próprias Escriturasconfirmam o valorda Tradiçãotransmitida pelosDiscípulos, antesmesmoquehouvessem escritos, comoporexemplo, o textoda 2ª cartaa Timóteo: Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e amor a Jesus Cristo. Guarda o precioso depósito pela virtude do Espírito Santo  que habita em nós. (2Tm 1,13-14).

            A Palavra de Deus é vida. Ela é luz para quem caminha!

            OsApóstolostransmitiramaquiloqueelesreceberam (cf. ICor11,23; 15,3), exortam os fiéis amanterastradiçõesqueaprenderam sejaoralmentesejaporcarta(cf. II Tess. 2,15) e acombaterpelaféumaveztransmitida aossantos(cf. Jd 3). 

Anúncios

Uma resposta to “Dom Gil fala sobre o dia da Bíblia”

  1. Carlos Ferreira/Juiz de Fora-MG Says:

    A Rádio Cultura AM 1580 khz de Santos Dumont-MG, “TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO”, cidade de 46.284 habitantes (IBGE/2010), na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
    Direção: Sérgio Rodrigues (Artístico), João Begati (Administrativo) e Carlos Ferreira (Comercial).
    Gerência: Evandro Begati (Tecnologia) e Alessandra Batista (Jornalismo).
    E-MAIL/MSN:
    radioculturasd@hotmail.com
    PORTAL:
    http://www.radioculturasd.com.br

    Programação:
    00:00h – Madrugada Cultura,
    05:30h – Siga Bem Caminhoneiro, com Sérgio Reis, (segunda/sexta),
    06:00h – Cultura Serataneja, com Tota Meneghel, (segunda/sábado),
    08:00h – Cultura Acontece, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues (jornalismo), Carlos Ferreira (esporte) e João Begatti (esporte) (segunda/sábado),
    10:00h – Experiência de Deus, com o Padre Reginaldo Mazzotti, (segunda/sábado),
    11:00h – Cultura Cidade, com Alessandra Batista e Jorge de Castro, (segunda/sábado),
    11:30h – Jornal da Cultura, com Alessandra Batista, (segunda/sábado),
    12:00h – Pop Cultura, com Wellissson Fabrício, (segunda/sábado),
    16:00h – Cultura Especial, com Tota Meneghel, (segunda/sexta),
    20:00h – Boa Noite Cultura, com Edson Palma (segunda/sábado).
    Programa Especial:
    Domingo – 13 horas
    Programa Eliane Camargo
    Alcance:
    A emissora, que está passando por ajustes técnicos, é sintonizada nas cidades de: Antonio Carlos, Aracitaba, Bias Fortes, Coronel Pacheco, Ewbank da Cãmara, Goianá, Mercês, Oliveira Fortes, Paiva, Piau, Rio Novo, Tabuleiro e na zona norte e bairros altos de Juiz de Fora.
    Com os ajustes técnicos e um novo transmissor, o sinal vai ser captado em: Chácara, Barbacena, Bicas, Guarará, Lima Duarte, Maripá de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Pedro Teixeira, Rio Pomba e São João Nepomuceno e em toda Juiz de Fora e zona rural.

    Att,
    Carlos Ferreira
    Juiz de Fora-MG
    BLOG: http://www.carlosferreirajf.blogspot.com

    Compeonato Brasileiro: Dia 25/09, domingo, direto do estádio da Cidadania, Volta Redonda (RJ) e Tupi (MG), com Edson Palma, João Begati, Carlos Ferreira, Evandro Begati e Guilherme Galdino.
    Copa Roca: Dia 28/09, quarta-feira, direto de Belém-PA, Brasil e Argentina, com Edson Palma, Carlos Ferreira, Alessandra Batista e Guilherme Galdino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: