São Francisco de Assis, rogai por nós!

Queridos irmãos e irmãs da grande comunidade de São Francisco de Assis, do Bairro Antonio Afonso!

            È com imensa alegria que participo de vossa festa lembrando o nosso nobre São Francisco que deixou tudo para seguir a Cristo de modo admirável e livre na radicalidade evangélica. São Francisco de Assis foi quem, de fato, reformou a Igreja de Cristo. Ele não dividiu. Ele uniu a Igreja aos pobres, às crianças, aos jovens, adultos e velhinhos. Mostrou que ser Igreja è mais que mero ritualismo. Ser Igreja é descobrir Cristo no Rosto dos irmãos e, de preferência, dos mais necessitados.

            São Francisco foi um grande comunicador. Usou a seu testemunho de vida como grande livro de catequese. Sobe fazer das imagens um livro de educação da fé para crianças e analfabetos. Ao criar as imagens do presépio, são Francisco de exemplo de comunicação e pedagogia moderna. Assim ele escreveu o nascimento de Jesus em imagens, contemplando a todos e destacando os pobres pastores de ovelhas e os animais. Com o uso das imagens no presépio, São Francisco antecipou o cinema, o vídeo e a televisão. Se hoje evangelizamos através de figurinhas, internet, DVD, são Francisco foi mais veloz que nós: pregou o nascimento de Jesus, com imagens visuais – o nosso presépio. Hoje, tanto anos depois, mães e pais dão a primeira catequese a seus filhos, fazendo o presépio em casa e nas Igrejas, espalhadas pelo mundo todo. Finalmente, São Francisco recuperou o lugar dos animais no projeto da criador de Deus. Eles são nossos irmãos por isso devemos amá-lo. São Francisco de Assis, neste ano m que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade e a Campanha Missionária na perspectiva ecológica, deve ser celebrado como o Pai da Ecologia. Aquele que soube amar a natureza a fauna e a flora.

Parabéns à comunidade e aos Franciscanos e sacerdotes Diocesanos aqui da comunidade. Parabéns a vocês, povo de Deus que fez esta Igreja tão linda ao Pai dos Pobres e irmão da Ecologia.

Com amizade e saudades…

Sempre lembrando e rezando por vocês,

Pe. Camilo Visite o site: http://www.paroquiasantaritajf.com.br

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: