Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2012

           Com já é sabido por todos este ano a Igreja Católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, reflete sobre o tema da saúde. Já falamos, na semana passada, sobre a importância da Campanha da fraternidade no país e como os outros países do mundo admiram essa iniciativa da Igreja Católica.

            Não queremos falar da saúde somente por falar, mas queremos, antes de tudo, dizer que saúde é mais que ausência de doença. Aqui está a grande novidade que a Igreja traz como reflexão. È para pensar. Para se ter uma vida saudável basta que não se tome remédios?  A resposta é não. Muita gente não toma remédio, não sente dores, mas, no entanto tem hábitos que são considerados doentios. Citamos como exemplo pessoas com péssimos hábitos alimentares, pessoas que dormem pouco, porque gastam energias em noitadas ou na internet, os fumantes e beberrões, os escravos do trabalho e os estressados. Essas pessoas são doentes em desenvolvimento ou são causadoras de doenças nos que convivem com ela.

            A mudança de hábitos alimentares, a ordem no horário para se comer ou dormir, a disciplina nos exercícios físicos e o domínio e libertação dos vícios são indícios de saúde. São tratamentos que as pessoas podem fazer sem onerarem o bolso. Isso faz parte da fé. Isso é religião. O cristianismo tem como uma de suas metas fazer de seus membros pessoas saudáveis: espiritual, psíquica, moral e fisicamente. Fé e ciência não se opõem, mas se visitam e se completam. Cada vez mais isto está ficando claro no mundo dos cientistas e dos religiosos.

            Impressionou-me a recepção do livretinho Campanha da Fraternidade me Família, aqui em Juiz de Fora, na Paróquia de Santa Rita, onde sou administrador Paroquial. Compramos muitos livros e já esgotaram. Isso mostra o quanto foi um acerto a escolha do tema da saúde. Refletir sobre a saúde em família é, antes de tudo, cuidar para que as pessoas não fiquem doentes. Aliás, esta é a prioridade da pastoral da saúde. Continuaremos na próxima semana.

Que Deus abençoe a todos!

http://www.paroquiasantaritajf.com.br 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: