Arquidiocese de Juiz de Fora se manifesta pesar pela morte de Dom Eugênio Sales

Nota de pesar pelo falecimento do Emmo. Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales
 
 
Em meu nome pessoal e em nome da Arquidiocese de Juiz de Fora, levo ao Exmo Sr. Dom Orani João Tempesta, a seus dignos Bispos Auxiliares, ao clero e todo o povo do Rio de Janeiro os meus mais sentidos pêsames pelo passamento do Eminetíssimo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales a quem sempre admirei e de quem tive a honra de contar com particular amizade. Os colóquios com este admirável prelado da Santa Igreja me iluminaram e fortificaram a fé.
Suas posições inequívocas e respeitosas na Conferência Episcopal foram determinantes para a vida da Igreja em nosso país.
Homem de Deus e da Igreja, nos deixa um legado de riquíssimo valor espirirutal e pastoral, sobretudo no que tange à fidelidade incoteste a Deus e ao ministério epsicopal, destacando-se visivelmente pela vivência esplendorosa da Santa Palavra, pelo amor a Cristo, à Igreja, aos Sucessores de Pedro, à misão de ensinar e santificar.
Fundador da Campanha da Fraternidade, iniciador das autênticas Comunidades Eclesiais de Base, amou o Povo de Deus com particular afeto. Soube salvar presos políticos, sem quebrar a harmonia, nem ferir o respeito e o diálogo com os governantes, demonstrando sua opção pela paz, pelo devotamento aos direitos da pessoa humana, e revelando, sem sombras, suas convicções político-sociais no sentido de defender uma sociedade justa e fraterna e uma forma de governar que não exclua Deus, nem iniba o direito das pessoas de praticarem livremente sua fé.
Homem da cultura, das letras e da oratória soube comunicar-se com a cidade do Rio de Janeiro e com todo o Brasil com seus artigos semanais enquanto os pôde escrever, fazendo deste meio um autêntico veículo de propagação do Evangelho.
Defensor fervoroso da vida e da dignidade da família, deixa com sua morte um apelo veemente contra a mentalidade abortista e a degeneração dos costumes que ameaçam a sacralidade dos lares.
Ao mesmo tempo que convivemos com o pesar de seu desenlace, elevamos a Deus Altíssimo mil ações de graças pelos imensos benfícios que sua vida representou para todos e pelo exemplo de autenticidade sacerdotal que deixa sobretudo para os ministros da Igreja de hoje e do futuro.
Requiescat in pace! Gratias tibi, Domine!
 
Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora-MG

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: