Aos amigos de Santos Dumont

Padre Antonio Maria: um profeta dos tempos modernos

            Li com muita alegria a notícia de que Padre Antonio Maria viria a Santos Dumont. A Rádio Catedral FM 102,3, a qual sou diretor, fez a propaganda do show do sacerdote para toda Juiz de Fora e região. Foi uma grande “tirada” do Padres Roberto e João Paulo, pois, além de ter sido em benefício das obras de ampliação de nossa Matriz de São Miguel e Almas foi um momento de evangelização único nesta cidade.

            Padre Antonio Maria conjuga o antigo e o novo, o tradicional e o moderno na evangelização. Com sua humildade, despojamento e simpatia, o padre esbanjou fé, acolhimento e amor ao Reino em nossa cidade. Quem não sentiu tocado por suas palavras na Santa missa que celebrou na Igreja de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores? Quem não se emocionou com sua voz no Parque de Exposição? Quem não se sentiu abraçado e acolhido por deus com o abraço deste padre? Somente que não foi lá se encontrar com ele.

            É neste momento que a gente sente como é bonito ver um padre de batina. Olhando a figura cativante e acolhedora do Padre Antonio Maria cai por terra aquela idéia modernista de que o padre não deveria usar batina, pois esta o distanciaria do povo. Para muitos, dentro da Igreja, usar batina era sinal de conservadorismos e fechamento. Entretanto, o que vimos no final de semana passado foi o contrario: um irmão, um pai e um sacerdote do Senhor.

            Como disse antes, o Padre Antonio Maria converge o antigo e o novo, o tradicional e o moderno na evangelização. Explico melhor: a batina vestimenta antiga do sacerdote pré- conciliar (mas hoje se pode e deve usá-la, sobretudo em ocasiões especiais) e o palco de uma exposição. Prega como os grandes padres da Igreja e canta ao som e ritmo de instrumentos elétricos. Evangelizar pelo canto, nas praças que ele emplaca. É desafiador, mas, ao mesmo tempo, consistente. È um homem que dialoga com a sociedade contemporânea e com métodos novos prega a palavra de Deus. Um homem que, como São Paulo, prega nos areópagos modernos.

            Mais uma vez parabenizo aos padres, à comissão e aos que ofereceram esta oportunidade impar para a nossa cidade. O ganho evangelizador não poderia ser maior. Foi um toque de mestre.

Parabéns Igreja Católica de Santos Dumont!

Com amizade,

Pe. Camilo

Face: Camilo Paiva  

8 Respostas to “Aos amigos de Santos Dumont”

  1. Raquel Says:

    Bela homenagem! Pe Antonio Maria é muito especial,ja tive a oportunidade de estar com ele qdo estava à frente das Obras do Amor Maior, do Centro Educacional Catarina Kentenich, com sede no Jaraguá em São Paulo , onde o Pe. Antonio Maria tem três filhos adotivos.Que ele continue evangelizando sempre, levando sempre consigo Nossa Senhora de Schoenstatt.

    • Jacque Says:

      Que beleza hein! Que coisa “bacaninha” hein!
      Esse padreco sensacionalista com cara de impostor e artista preferido da “elite $$$” tupiniquim vai se apresentar num SHOW em Santos Dummont e o bando de ratazanas de sacristia acha isso uma maravilha…
      Interessante que o tal padreco escolhe exatamente um evento prático de CRUELADADE E MAUS TRATOS AOS ANIMAIS p/ promover-se e claro, ganhar um bom cachê, afinal o mundo está cheio de ignorantes.
      Ah façam-me um favor! Cambada de hipócritas!

      Att.,
      Quem não acredita de “padres” cantores, atores, artistas.

      • brantonio Says:

        Jacque, filha amada de Deus!
        Vc cometeu, pelo menos, três graves erros:

        1o Conforme o parecer de Raquel todo dinheiro do padre Antonio Maria é para sua obra de caridade junto às crianças pobres. Disso, pela sua reação, VC NÃO SABIA;

        2o A Exposição em Santos Dumont nao judia de animais, ao contrario, expõe as vacas mais leiteiras da região. Não tem rodeios e nem qualquer coisa do tipo. Disso, pela sua reação, VC NÃO SABIA.

        3o Vc parece se importar com os animais, mas humilha e é preconceituosa com as pessoas de fé, as senhoras idosas e santas. Sarcasticamente vc as chama de ratazanas. Ora essas senhoras são pessoas humanas, que fazem muito para os pobres e para a nação Brasileira. Elas são imagem e semelhança de Deus. Entretanto, de Deus e de humanos, pela sua reação, VC NÃO SABE E NEM ENTENDE NADA.

        CONCLUSÃO: Quando não sabemos o que falamos é melhor calar-se! E digo mais, os padres cantores evangelizam o areópago dos meios de comunicação, inclusive, usando a linguagem própria dos meios, mas pela sua reação, disso VC NÃO SABE E NEM ENTENDE NADA.

        Agora me deu uma dúvida: se vc não entende das coisas genuínas da vida, das coisas de Deus e das coisas do Homem, se o preconceito e o complexo de superioridade são a sua cartilha de ignorância e intransigência será que vc vai entender onde quero chegar com a resposta que te dei? será que perdi tempo e joguei pérolas aos porcos? Converta minha filha! Seja dócil e razoável.

  2. Raquel F. Says:

    Quem esteve no show do parde Antônio Maria viu o qnt ele está a serviço de Deus, o quanto ele evangeliza com testemunho, paz e muita humildade! De fato, um show lindo e um homem de Deus!
    Jaque, no dia do show do pe Antônio Maria não teve rodeio.Ele não tem culpa pelo rodeio que aconteceu nos outros dias do evento, ele foi convidado para realizar um show que um dos dias do evento seria em benefício das obras da matriz de São Miguel.E foi um show onde se transbordou amor,ele não canta simplesmente, ele canta o que ele vive! Contra fatos não há boatos, contra testemunhos não há o que negar, procure saber mais sobre a vida dele.
    Padre Camilo, muito bom seu artigo! De fato, foi um momento lindo para a comunidade católica em Santos Dumont!

  3. Trindade de Lima Says:

    Achei a revolta da Jacque um mero reflexo da ignorância. A sua resposta foi inteligente e preciosa. Seria interessante que as pessoas, ao elaborarem a críticas, sejam favoráveis ou não, deveriam conhecer adequadamente do assunto. Lamentável esses comentários pobres, sem fundamentação e sem pudor.

  4. Mária Says:

    Faço minhas as palavras de Jesus: “Pai, perdoa, el(es)a não sabe(m) o faz(em)”. Estudei nos cursos que fiz, nos livros de psicologia e espiritualidade que li, que pessoas que agridem… pessoas que fazem o mal, o fazem porque sofrem de falta de PAZ interior. Ferem porque estão feridas. O padre Antônio Maria encantou o povo sandumonense pela sua simplicidade e alegria. A serenidade estampava seu rosto. Ainda não encontrei uma só pessoa que não tenha falado bem de sua vinda em nossa cidade. Ele alegrou nosso coração; ele rezou pela nossa Igreja… uma MARAVILHA !!! Só tenho uma coisa a desejar a sra. Jacque: que ela encontre a PAZ que ainda não tem! Que Deus lhe cubra com esta bênção !!!

  5. Márcia Alvim Says:

    Padre Camilo… o show foi uma benção para todos nós… sua presença em nossa cidade mostrou a força poderosa da Fé… e Deus revelou essa sabedoria aos sábios e pequeninos! Obrigada por sua resposta! Ela revelou também seu carinho, fidelidade e amizade à Igreja Católica e aos amigos de Santos Dumont. Um grande abraço! Você nasceu para comunicar a Palavra e defender a Igreja! Deus o abençoe!

  6. catarina Says:

    Hoje temos muitas informações e pouca formação. Pessoas assim continuam ignorantes porque querem. Constatamos que acima de tudo, é uma grande falta de educação, se ela acha que está certa, mesmo que estivesse, aprenda minha filha quando vamos falar alguma suposta verdade, tem que ser dita pelo menos com caridade viu? Pensa aí, ainda tem jeito pra vc.

Deixe um comentário