Reflexão do Dia: O corpo fala

Você conhece seu corpo? O que quero dizer, quando digo conhecer o corpo? Quero dizer que o corpo tem uma linguagem que pode ser consciente ou inconsciente. A consciente é aquela que usamos voluntariamente tipo: fazer jóia para uma pessoa, piscar os olhos ora menina bonita que esta sentada na mesa do lado, ou quando estamos em uma palestra, com os amigos comunicamos com o olhar.

A linguagem mímica do corpo, nos permite de comunicar sem dizer uma palavra. A comunicação através do olhar tem uma força muito grande. Olhar fixo e firme inibe uma pessoa mentirosa ou insegura. Temos os famosos olhares de desejo. As vezes ouvimos pessoas dizerem “ tal pessoa me olhou de tal modo que me despiu”. A outra pessoa não disse nada em alta voz, mas disse tudo com o olhar.

O olhar não diz apenas desejo, mas transmite ódio, amor, inveja, angustia, solidão, compaixão e força. Pensemos em Jesus Cristo. No Evangelho de São João diz que ele “fitou” a samaritana e, com o olhar Ele transmitiu força para que ele pudesse sair do pecado. Jesus a olhou sem deseja-la como mulher, mas por ver dentro dela uma humanidade excelsa, capaz de vencer o pecado. Foi esse olhar amor e não desejo, que tocou aquela mulher e lhe garantiu a motivação para renascer para uma vida nova.

No episódio da emorroissa, aquela mulher que já tinha gastando todo seu dinheiro com os médicos e não tinha tido cura, a comunicação acontece do toque da mão dela, da mulher, na orla da túnica de Jesus. Isso bastou para que ela fosse curada. Essa mulher tinha vergonha e medo de falar com Jesus. Só falou depois que já estava curada. O corpo, através do calor, da energia vital tem esse dom, essa comunicação própria. Entendem?

O corpo não é somente para o prazer, mas para a comunicação, para recriação da vida, para o sofrimento, para a dor. Quer queiramos que não, nosso corpo cumpre funções prazerosas e dolorosas. Tem função de unir e de separar. Mas, apesar de tudo, ele é bom e por isso deve ser cuidado.

Deixe um comentário